Mais Lidas

Colunista convidado: Jefferson Quirino, do Turano, criou o projeto Favela Radical

Morador da favela da Zona Norte, durante a pandemia, tem organizado rede de distribuição de cestas básicas

Jefferson Quirino, do Turano, criou o projeto Favela Radical
Jefferson Quirino, do Turano, criou o projeto Favela Radical -
É sempre bom a gente poder falar da nossa comunidade, externar a nossa realidade, experiências e vivências. O Turano fica na Zona Norte do Rio, e como muitas outras comunidades, seu crescimento foi desgovernado, sem a presença e garantias do Estado. Dentro dessa realidade, o Turano vem enfrentando um histórico de dificuldades e nossa narrativa é acompanhada, da falta de referência, escassez de oportunidade e recursos, com a extrema vulnerabilidade social e pobreza sempre presente em nosso dia a dia; a soma desses fatores fez com que o Turano fosse reconhecido apenas pelo histórico de violência.

Mas falar do Turano não é só isso. Tenho lembranças boas da minha infância. Gosto de destacar o inverno na favela, porque é uma coisa diferenciada. O céu fica colorido de pipas! A gente vê aquela grande quantidade de pessoas interagindo. Atualmente é assim, com a diferença de que está cada um empinando pipa em sua laje, por conta do distanciamento.

Ao longo da minha adolescência e início da juventude eu me vi inserido nesse mar de lama influenciado pela atmosfera local. Nesse período eu tive grandes conflitos sociais e fiz parte das estatísticas negativas registradas em minha comunidade . Mas eu tive a oportunidade de ter a virada de chave, quando, no ano de 2010, após ficar um ano preso, eu pude ganhar a liberdade e ali decidi que histórias como a minha não precisassem ser mais contadas, para que a gente conseguisse enxergar histórias de superação na favela.

Em 2014, um amigo meu veio da França e me deu uma prancha de surf. No dia em que consegui ficar de pé, durante uma aula, decidi que essa seria a ferramente que eu iria utilizar para poder fazer a transformação social no Turano. Daí nasceu a ideia de dar aulas de surfe para crianças e adolescentes do Turano.

Junto disso, recebemos a notícia de que o surfe, a escalada e o skate se tornariam modalidades olímpicas, era o universo gritando para a gente o quanto nós estávamos no caminho certo! Criamos uma grade de atividade para o 'Favela Radical', fizemos parcerias e hoje atendemos 160 crianças, divididas entre as modalidades escalada, surfe e natação - nessa última, fazemos com o apoio da Estácio de Sá, universidade com um campus ao lado da favela.

Comentários