Mais Lidas

Bombeiro civil dá curso de primeiros socorros para molecada da Camarista Méier

André Luís Bezerra da Silva dá aulas gratuitas no projeto 'Salvar, Eis a Missão'

Andé Luiz Bezerra
Andé Luiz Bezerra -

A fim de trazer uma ação social e humana para jovens e crianças da Camarista Méier, comunidade da Zona Norte do Rio, eu, André Luís Bezerra da Silva, bombeiro civil profissional, ao lado dos colegas Rafael Nazareth, presidente da associação de moradores, e Eduardo Freire, também bombeiro civil, elaboramos o projeto Salvar, Eis a Missão, que oferece aulas gratuitas de noções básica de primeiros socorros e combate ao incêndio florestal aos pequenos. 

A comunidade sofre com a demora no atendimento imediato do bombeiro militar e do Samu, em casos de emergência. Os cursos nascem para, quem sabe, aliviar essa demanda e amenizar outras questões que são rotina, como a prevenção da zica, dengue e chikungunha.

Nosso projeto surge não só para o bem estar dos moradores, mas também para a sobrevivência do meio ambiente. Nossa área tem uma reserva grande de mata, que, em épocas de seca, tem focos de incêndio. Por vezes, de grandes proporções.

O sonho de uma Camarista melhor nasce através da convivência por aqui. Aos 47 anos, faço dela a mais útil possível ao lado dos 22 mil moradores. Uso minha voz para cobrar melhorias junto ao poder público.

Além dessas dificuldades, boa parte da população não tem água encanada. Beber água de poços artesanais é rotina. Um de nossos maiores obstáculos é sermos ouvidos pela Cedae, que já que foi solicitada para a construção de um reservatório de água. Em tempos de pandemia, foram colocadas duas caixas de dez mil litros, que só abastecem a parte baixa. Sonhamos com dias melhores, quando teremos direitos básicos para vivermos com saúde e paz.

Como se trata de aulas gratuitas, toda ajuda é bem vinda. Estamos aceitando doações de matérias de rapel. Temos pendência de três a cinco capacetes infantis e cinco cadeirinhas baudrier infantil para prática de rapel.

 

Andé Luiz Bezerra Acervo
Pâmela Andrade vende bolos decorados e caseiros na comunidade do Turano Vanessa Machado / Divulgação
André Luís Bezerra da Silva dá aulas gratuitas no projeto 'Salvar, Eis a Missão' na Camarista ARQUIVO PESSOAL
Crianças participam do projeto 'Salvar, Eis a Missão' na Camarista Méier DIVULGAÇÃO