Mais Lidas

Deputado retira emenda de MP sobre direito autoral após briga com Anitta

'Feliz saber que toda a classe de músicos dormirá tranquila hoje com menos este problema', disse a cantora

Anitta falou sobre as mortes em baile funk
Anitta falou sobre as mortes em baile funk -
Durante uma live no Instagram, Anitta alterou o tom com o deputado Felipe Carreras sobre uma emenda proposta por ele à Medida Provisória 948. A MP alteraria o recolhimento de direitos autorais dos compositores, mas a classe artística estava se impondo contra a questão. Felipe divulgou uma carta aberta dizendo que voltou atrás com o pedio e Anitta comemorou.

Na carta, o deputado diz que "diante da divulgação de informaçoes contraditórias devido à falta e entendimento claro" foi decidido que a medida seria enviada ao presiente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia "com a solicitação de retirar a emenda".

“Vamos continuar lutando pela transparência no Ecad. No momento oportuno, promoveremos uma série de audiências para discutirmos o assunto de forma plural, em Brasília, através da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento. Convidaremos mais uma vez os artistas e a superintendente do Ecad para o debate. Nossa intenção é construirmos um diálogo sadio e com resultados práticos”, finalizou o deputado.

Anitta comemorou a decisão nas redes sociais. "Vitória. Feliz saber que toda a classe de músicos dormirá tranquila hoje com menos este problema. Vamos seguir com o foco no que importa no momento que é a Covid-19 e depois que tudo passar reitero meu convite feito ontem na live", escreveu.

A proposta de Felipe era que o repasse, que pela lei atual fica sob responsabilidade dos empresários transferida para o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), fosse diminuído de 10% para 5% sobre o valor do cachê do artista.

Foi então que Anitta rebateu: “Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado [os artistas]. Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus… Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito… Que não é o momento”.