Mais Lidas

É 10, NOTA 10!

AULA DE SAMBA NO PÉ ENSINA A ARRASAR NO GINGADO PARA O CARNAVAL E QUEIMA ATÉ 500 CALORIAS EM UMA HORA

MEIA HORA - SE LIGA - Aula de Samba. Professora Rosângela Pinheiro(vestido bege e a modelo e passista Danni Santanna.
MEIA HORA - SE LIGA - Aula de Samba. Professora Rosângela Pinheiro(vestido bege e a modelo e passista Danni Santanna. -

A galera já está na contagem regressiva para o Carnaval. E para quem quer fazer bonito na folia, arrasando no gingado, e ainda emagrecer, a aula de samba no pé é uma boa pedida: ensina os princípios mais importantes da dança e queima até 500 calorias em uma hora.

"Todo mundo pode fazer a aula. Quando a gente fala de samba no pé, a gente está falando de escola de samba, de desfile, que exigem uma velocidade muito alta para fazer qualquer movimentação de corpo. Nas aulas, você aprende a condicionar as partes do corpo, principalmente as pernas, para sambar no ritmo do samba-enredo", explica Rosangela Pinheiro, professora da Escola Dança CCC, no Centro do Rio.

Além de ensinar a sambar, a aula também ajuda a deixar o corpo em forma para o Carnaval. "Toda a parte inferior é trabalhada. Perna, panturrilha, coxa, bumbum e o abdômen também", diz Rosangela.

E se você não gosta de salto alto, não precisa se preocupar! O aluno pode usar o sapato que preferir durante as aulas. "Se o salto for confortável para você, se não te deixar instável, é ótimo, porque tira o atrito do pé no chão. Mas nada impede que você sambe com tênis ou rasteirinha", afirma a professora.

Rosangela ainda garante que quem começar a fazer as aulas este mês, com esforço e dedicação, consegue sair sambando até março. "A gente ensina a marcação básica, faz algumas figuras do samba, o saltinho, o trabalho de braço e o rebolado, que é o que todo mundo quer saber", destaca a professora.

Musa da Renascer de Jacarepaguá pelo segundo ano seguido, Dani Sant'Anna manda bem no samba, mas busca se aprimorar com as aulas. "Com 3 anos, eu já acompanhava toda a movimentação do Carnaval, ia para ensaios nas escolas. Desde pequena, fui aprendendo a sambar, mas a aula é importante pela técnica do professor, que, às vezes, a gente dentro de quadra, só no ritmo da bateria, ainda não tem", conta a gata.

MEIA HORA - SE LIGA - Aula de Samba. Professora Rosângela Pinheiro(vestido bege e a modelo e passista Danni Santanna. fotos Estefan Radovicz
MEIA HORA - SE LIGA - Aula de Samba. Professora Rosângela Pinheiro(vestido bege e a modelo e passista Danni Santanna. Estefan Radovicz / Agência O Dia