Mais Lidas

Bebê de 1 mês com suspeita de infecção pelo coronavírus precisa de sangue em São Gonçalo

Doações podem ser feitas no Hemonúcleo da cidade, que fica na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto

Hemonúcleo precisa de doação de sangue em São Gonçalo
Hemonúcleo precisa de doação de sangue em São Gonçalo -
Uma bebê de apenas um mês de vida precisa com urgência de doação de sangue em São Gonçalo. Ela deu entrada no CTI do Pronto Socorro Infantil, na madrugada de ontem, com suspeita de ter contraído a covid-19. Segundo a equipe médica, a criança corre risco de vida. Parentes e amigos deram início a uma campanha nas redes sociais. Quem puder ajudar, basta procurar o Hemonúcleo de São Gonçalo, que fica ao lado Pronto Socorro do Zé Garoto. 
Nos últimos dois meses, o Hemonúcleo da cidade viu o número de doadores despencar devido à pandemia do coronavírus. Hoje, no estoque, só existem duas bolsas de sangue. A direção afirma que pacientes internados com coronavírus também pode precisar de sangue, como é o caso da bebê internada no Pronto Socorro Infantil. 
"Com uma doação de sangue é possível salvar até quatro vidas. Para os estoques continuarem abastecidos e conseguirem auxiliar a população, há a necessidade de o Hemonúcleo receber 40 doações ao dia, o que não vem acontecendo. As doações começaram a cair em janeiro, mas a situação piorou com a pandemia", explicou o diretor do Hemonúcleo de São Gonçalo, João Carlos Leão Pereira.
COMO DOAR
Para fazer a doação é necessário pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Caso a pessoa apresente sintomas de gripe, não indicado ir doar.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas.