Mais Lidas

O futuro dela estava nas unhas

Conheça a história de Vanessa Veiga, que depois de várias tentativas e erros, achou a felicidade como manicure e é exemplo de quem acredita em si mesma

Vanessa Veiga
Vanessa Veiga -
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
O brasileiro sempre foi receptivo ao empreendedorismo, mas Vanessa Veiga era um tanto hesitante quanto a este caminho para sua vida. “Minha família sempre teve a cultura do serviço público como uma segurança”, observa a manicure que exibe um orgulho indisfarçável de sua profissão. Sensação possível apenas para quem peregrinou para achar sua vocação.
Ela conta que quando mudou-se para Curitiba, testemunhou uma mudança estrutural na rotina familiar. Sua mãe deixou o “emprego seguro”, empreendeu e a encorajou a fazer o mesmo, mas primeiro era necessário se profissionalizar. Por isso, a orientou a escolher um curso. Ou de manicure ou de cabeleireira. A jovem Vanessa resistiu, mas sua mãe foi inflexível. “Era uma forma de ela me colocar no mercado de trabalho”, reconhece.
A rotina de manicure pautou a vida de Vanessa por seis anos, mas ela não via futuro na área. “Fiz faculdade, me formei, estudei para entrar no serviço público, mas eu vinha me frustrando, porque não me sentia realizada”, explica.
Os labirintos da vida colocaram o empreendedorismo novamente em sua vida. “Pela via da beleza”. A catarinense abriu um espaço pouco antes da pandemia e, nas palavras dela, “deu tudo errado”. Admite, com o alívio de quem se orgulha da própria trajetória, que é preciso ter paciência, persistência e resiliência para empreender. "Às vezes mais um do que outro” porque, afinal, nossas expectativas raramente resultam na verdade dos fatos. “Mas um bom projeto e um plano bem colocado no papel é muito importante”.
Um bom plano passa por ter amparo técnico e gerencial. E a intuição de Vanessa já apontava nesse sentido. “Como eu tomei a decisão de voltar a ser manicure, precisava me atualizar, saber como estava o mercado. Pesquisando no Instagram apareceu a propaganda do programa Empreendedoras da Beleza. Me inscrevi e fui surpreendida pela qualidade do curso e tudo o que aprendi”.
A iniciativa do Grupo Boticário, por meio de cursos gratuitos, já mudou a vida de mais de 4.500 mulheres, batendo recorde de inscrições em sua última edição, foram mais de 26 mil candidatas. O programa, que está com as inscrições abertas para sua nova edição, quer atingir mulheres em situação de vulnerabilidade social, negras e/ou trans.
Para Vanessa, que teve que fechar seu espaço em decorrência dos efeitos da pandemia, e viu seu emocional convulsionar em face das perspectivas econômicas, o curso surgiu como um farol. “Fugi da profissão há alguns anos por crenças que eu tinha, mas agora sigo minha intuição e o que vem acontecendo de bom”. Ela, que é formada em psicologia, acredita que descobriu sua vocação. “Me sinto bem, gosto de ouvir as clientes, as histórias de vida delas. Não é pesado. Não é difícil. Ao contrário, eu fico feliz em atender”, diz ela que celebra a autonomia financeira, profissional e o sentimento de realização.
Um dos destaques do curso oferecido pelo Grupo Boticário, segundo Vanessa, foi o cuidado na elaboração do programa em atentar para, além da parte técnica, o autocuidado das empreendedoras, bem como o desenvolvimento de sua capacidade de gestão e promoção do autoconhecimento. Menciona que o projeto fez com que ela virasse uma chavinha que faltava para assumir o papel da profissional de beleza. “Não sou mais apenas uma manicure, sou uma profissional manicure. Eu embelezo minhas clientes, trago mais vida para elas, mais vivacidade e, automaticamente, também para mim e para o meu negócio”.
Ao se arriscar em uma jornada que parecia tão desafiadora, Vanessa venceu preconceitos e encontrou a felicidade de uma forma que lhe surpreende mesmo nos momentos de recordação. Ela aponta que o setor de beleza está mais receptivo do que nunca para mulheres que gostam da área. “Até porque a pandemia deu um start nas pessoas para começarem a cuidar mais de si mesmas”. Acreditem! Ela sabe do que está falando.
Para a 3ª edição do Programa, Vanessa saiu da cadeira de aprendiz e ocupou a função de manicure no backstage da campanha de comunicação, embelezando as modelos que estampam a campanha. “Nem acreditei quando recebi o convite, mas fui entusiasmada trabalhar”.
O Empreendedoras da Beleza está com as inscrições abertas até o dia 31 de outubro e as interessadas podem se candidatar no https://empreendedorasdabelezagb.com.br/. Serão oferecidos cursos em vendas, unhas, maquiagens e desenvolvimento pessoal, ministrados pelos profissionais das renomadas Conquer e Escola Madre. Além de educação financeira, uma parceria do Grupo Boticário com o Itaú Unibanco.

Comentários