'Danos catastróficos', alertam institutos sobre efeitos do furacão Idalia na Flórida.

Ventos passam de 200 km/h e atingem principalmente a região de Big Bend, no centro do estado. Cidades turísticas, como Miami e Orlando, não estão na rota do fenômeno meteorológico

Na Flórida, cidade de Cedar Key sofreu com inundações causadas pelo Idalia
Na Flórida, cidade de Cedar Key sofreu com inundações causadas pelo Idalia -
O furacão Idalia, um dos mais fortes a atingir a Flórida, nos Estados Unidos, nos últimos anos, tocou o solo do estado na manhã desta quarta-feira, 30. Ao chegar no local, o fenômeno, que já estava em categoria 4 (em uma escala de 5 graus), caiu para categoria 3, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Os ventos, porém, passam de 200 km/h e atingem principalmente a região de Big Bend, no centro do estado. Cidades turísticas, como Miami e Orlando, não estão na rota do furacão.
Embora tenha registrado ligeira diminuição da intensidade, autoridades ainda alertam para tempestades potencialmente "catastróficas" e ventos destrutivos. Além disso, as chuvas podem levar a danos a casas, queda de árvores e cortes de energia.
O NHC descreve o Idalia como "extremamente perigoso" e disse que "uma tempestade catastrófica e ventos prejudiciais continuam".

Mais cedo, o governador da Flórida, Ron DeSantis, emitiu alerta para que a população que mora nas áreas afetadas se abriguem e tomem cuidado com as linhas de energia, que podem ser derrubadas com a força do furacão.
"O Time Estadual de Resposta a Emergências está pronto para enviar equipes de busca e resgate para as áreas impactadas assim que for seguro fazê-lo", afirmou DeSantis nas redes sociais.
Na cidade de Tampa, ruas e rodovias foram inundadas e alguns moradores já registraram falta de energia elétrica, segundo a BBC News . Embora a tempestade tenha começado a diminuir no local, ainda há possibilidade de chuvas fortes ao longo da costa no final desta tarde.

O local de maior risco, no entanto, continua sendo mais ao norte do estado.

Sem energia
De acordo com levantamento do PowerOutage.US, mais de 169.000 pessoas estão sem energia na Flórida. O site, que monitora cortes de energia em todo o país, indica que a maioria das áreas afetadas estão em Big Bend.

O condado de Wakulla, por exemplo, tem cerca de 12 mil pessoas sem energia, seguido pelo condado de Taylor, com cerca de 10.000 cortes, e pelo condado de Dixie, com 7.000.