Uma luta pela preservação da História do Brasil

Moradores de Magé fazem abaixo-assinado para pedir a recuperação da ferrovia, que está hoje abandonada

Por O Dia

Patrimônio Histórico, a estrada de ferro que fica em Magé foi a primeira do Brasil, construída em 1854
Patrimônio Histórico, a estrada de ferro que fica em Magé foi a primeira do Brasil, construída em 1854 - Reprodução de internet

Está em Magé um marco histórico do país. Esquecida e abandonada, a primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, foi engolida pelo matagal. Para tentar recuperar um trecho da ferrovia, moradores de Magé estão fazendo um abaixo assinado.

O presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Antônio Pastori conta que são necessárias 20 mil assinaturas para que o trecho seja revitalizado. "Precisamos de 20 mil assinaturas para sensibilizar os senadores para a restauração e reativação de um trecho de sete quilômetros da ferrovia. Sei que é um trecho pequeno, mas é parte da nossa história. Essa ferrovia é pioneira e é lamentável a situação atual em que se encontra. Está muito abandonado", explica o presidente da Associação Brasileira de Preservação Rodoviária, Antônio Pastori.

A ferrovia foi construída em 1854. Quando fez 100 anos, em 1954, foi tombada pelo patrimônio histórico. De lá para cá são mais de 60 anos do mais completo abandono, atropelada pela modernidade e soterrada pelo asfalto.

Este marco histórico é obra de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. O traçado original, com 14,5 quilômetros, ligava Inhomirim, base da Região Serrana do Rio, à Baía de Guanabara. A linha foi criada para levar o café produzido no Vale do Paraíba ao cais de Magé e, de lá, de barco ao porto do Rio.

Tudo isso pertencia a Rede Ferroviária Federal até 1998, quando foi entregue à prefeitura de Magé e ao Instituto do Patrimônio Histórico. A área em torno foi alugada a uma empresa de tubulação e ocupada por moradias irregulares. A estação acabou virando um depósito.

A Prefeitura de Magé disse que esta é uma responsabilidade do Iphan, que não se pronunciou sobre o assunto. O link para assinar é: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=100143&voto=favor.

Comentários