ELES APOSTARAM EM UMA IDEIA

N�mero de empresas abertas por microempreendedores individuais bate recorde em 2017. Empres�rios j� planejam expans�o e cria��o de novos produtos neste ano

Por Bernardo Costa

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Lincoln Fidelis, militar aposentado da Marinha, sempre gostou de organizar eventos. Ele � um dos fundadores do grupo de pelada Delca Esporte e Lazer, que desde 1998 se re�ne para partidas de futebol na Pra�a Manet, em Del Castilho, aos s�bados. A ideia para o pr�prio neg�cio surgiu durante o tradicional churrasco ap�s o jogo. Cansados de enfrentar fila no mercado toda semana, ele e o amigo Dirceu Saraiva decidiram trazer os alimentos prontos. Surgiu a empresa Churrasco Express. O cliente liga e eles levam os kits: carne, lingui�a, frango e cora��o, al�m de p�o de alho, sal grosso, carv�o e acendedor. O comprador s� precisa comandar a churrasqueira.

Ele e o s�cio Dirceu Saraiva, tamb�m aposentado da Marinha, representam um grupo de brasileiros que s� cresce. Segundo dados divulgados em dezembro pela Serasa Experian, de janeiro a outubro do ano passado o n�mero de microempreendedores individuais bateu recorde. Foram 1,5 milh�o de novos CNPJs, o maior patamar j� registrado desde 2010, quando foi institu�do o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. "Foi na resenha do futebol que tivemos a ideia. Est� gostoso de fazer, est� dando prazer. As pessoas tamb�m est�o gostando. Todo mundo que pediu, pede de novo", diz Lincoln, que v� o n�mero de clientes dobrar a cada m�s desde que abriu a Churrasco Express, em julho.

ESPETINHO NO FOOD TRUCK

Marcos Lopes e a mulher Melissa Munhoz tamb�m decidiram apostar na pr�pria ideia. Eles criaram o Espeto Chic, food truck de churrasquinho na garagem de um im�vel na Rua Almirante Jo�o C�ndido Brasil, na Tijuca. O neg�cio bombou no ano passado. O mesmo aconteceu com Edy Argolo, que inaugurou a Burger Mania no Jardim Catarina, em S�o Gon�alo, em outubro. A lanchonete � especializada em hamb�rgueres artesanais. Diante da boa aceita��o dos moradores, ele prepara novidades. "Al�m do a�a�, que foi um pedido dos clientes, vamos lan�ar a Barca de Hamb�rguer, com dois hamb�rgueres, batata frita turbinada com calabresa e cheddar e an�is de cebola frita", diz Edy.

Na Tijuca, o Espeto Chic tamb�m tem planos para este ano. "Temos espa�o para 40 pessoas sentadas, mas o n�mero de clientes n�o para de aumentar. Estamos pensando em mudar para um local maior", diz Melissa.

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