ELES APOSTARAM EM UMA IDEIA
Número de empresas abertas por microempreendedores individuais bate recorde em 2017. Empresários já planejam expansão e criação de novos produtos neste ano
Por Bernardo Costa
Lincoln Fidelis, militar aposentado da Marinha, sempre gostou de organizar eventos. Ele é um dos fundadores do grupo de pelada Delca Esporte e Lazer, que desde 1998 se reúne para partidas de futebol na Praça Manet, em Del Castilho, aos sábados. A ideia para o próprio negócio surgiu durante o tradicional churrasco após o jogo. Cansados de enfrentar fila no mercado toda semana, ele e o amigo Dirceu Saraiva decidiram trazer os alimentos prontos. Surgiu a empresa Churrasco Express. O cliente liga e eles levam os kits: carne, linguiça, frango e coração, além de pão de alho, sal grosso, carvão e acendedor. O comprador só precisa comandar a churrasqueira.
Ele e o sócio Dirceu Saraiva, também aposentado da Marinha, representam um grupo de brasileiros que só cresce. Segundo dados divulgados em dezembro pela Serasa Experian, de janeiro a outubro do ano passado o número de microempreendedores individuais bateu recorde. Foram 1,5 milhão de novos CNPJs, o maior patamar já registrado desde 2010, quando foi instituído o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. "Foi na resenha do futebol que tivemos a ideia. Está gostoso de fazer, está dando prazer. As pessoas também estão gostando. Todo mundo que pediu, pede de novo", diz Lincoln, que vê o número de clientes dobrar a cada mês desde que abriu a Churrasco Express, em julho.
ESPETINHO NO FOOD TRUCK
Marcos Lopes e a mulher Melissa Munhoz também decidiram apostar na própria ideia. Eles criaram o Espeto Chic, food truck de churrasquinho na garagem de um imóvel na Rua Almirante João Cândido Brasil, na Tijuca. O negócio bombou no ano passado. O mesmo aconteceu com Edy Argolo, que inaugurou a Burger Mania no Jardim Catarina, em São Gonçalo, em outubro. A lanchonete é especializada em hambúrgueres artesanais. Diante da boa aceitação dos moradores, ele prepara novidades. "Além do açaí, que foi um pedido dos clientes, vamos lançar a Barca de Hambúrguer, com dois hambúrgueres, batata frita turbinada com calabresa e cheddar e anéis de cebola frita", diz Edy.
Na Tijuca, o Espeto Chic também tem planos para este ano. "Temos espaço para 40 pessoas sentadas, mas o número de clientes não para de aumentar. Estamos pensando em mudar para um local maior", diz Melissa.