Anatomia de uma superonda
Como se formam os 'paredões' que desafiam surfistas em Portugal
Por O Dia
Rio - As imagens, como a que ilustra esta página, sempre impressionam: um pontinho risca uma montanha d'água sob o olhar incrédulo de admiradores que, do alto de um farolete, aplaudem e gritam em êxtase. O pontinho é um 'big rider', surfista destemido que encara 'everestes' vivos de até 40 metros de altura. O farolete é o de Nazaré, point português que bomba no inverno por causa das ondas gigantescas. O segredo para as vagas colossais não está só na água, mas principalmente embaixo dela.
A costa de Nazaré esconde um dos maiores cânions subaquáticos do mundo, e a combinação com tempestades em alto-mar e ventos na direção certa constrói os paredões que todo surfista um dia sonha em domar. Para tal, é necessário contar com equipe atenta sobretudo um 'anjo da guarda' a bordo de um jet-ski para jogar o atleta na crista da onda e resgatá-lo de uma 'vaca'. Outra curiosidade de Nazaré: à esquerda do farol fica uma praia de águas calminhas.
Maya Gabeira vence o medo e as marés
Semana passada, a surfista brasileira Maya Gabeira surfou uma onda gigantesca de 80 pés, pouco mais de 24 metros, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, o mesmo lugar onde sofreu um grave acidente em 2013. Ela pode ser a primeira surfista do sexo feminino a entrar para o 'Guinness Book', o Livro dos Recordes.
A 'big rider' brasileira vai dar entrada na medição da sua onda na WSL Big Wave Awards. A partir de então, a marca será enviada ao 'Guinness'
"Foi uma sensação incrível. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar essa onda gigante. Foi bem legal e superemocionante, tinha várias pessoas que eu admiro na água", disse Maya.
Em 2013, a surfista sofreu um grave acidente na Praia do Norte logo depois de pegar uma enorme onda. Ela chegou a ser ressuscitada na areia.
Desde novembro de 2011, o recorde de maior onda surfada pertence ao americano Garrett McNamara. Naquele ano, ele pegou uma onda de 23,8 m (78 pés), na mesma praia.