Paes pede que Jairinho não aceite convite de Crivella

Pessoas ligadas ao ex-prefeito revelam que ele expressou sua vontade ao correligionário

Por PAULO CAPELLI

Rio - Recém-chegado ao Rio após morar no exterior, Eduardo Paes (PMDB) pediu ao vereador Jairinho (MDB) que não aceite eventual convite do prefeito Marcelo Crivella (PRB) para que assuma a liderança do governo na Câmara Municipal. Pessoas ligadas ao ex-prefeito revelam que ele expressou sua vontade ao correligionário: "Você não vai aceitar, né?". Nome mais cotado por Crivella, Jairinho foi líder do governo no segundo mandato de Paes.

Para que Jairinho assuma a liderança desta vez, porém, o prefeito quer que ele se licencie do partido. A medida amenizaria as críticas de que, na campanha, prometeu não governar com o MDB (à época ainda chamado de PMDB).

Mas...

Procurado pelo Informe, Jairinho disse não ver a necessidade de se licenciar do MDB para que assuma a liderança do governo Crivella: "Não faço parte da executiva e não tenho função partidária. A escolha do líder é de foro pessoal, íntimo, do prefeito. E o líder do governo não tem espaço (cargos) no governo. Somente vocaliza a vontade do prefeito dentro da Câmara", sustenta o emedebista.

Lava Jato

Perguntado pelo Informe sobre a atuação dos juízes Marcelo Bretas e Sérgio Moro, responsáveis pela Lava Jato no Rio e em Curitiba, o governador Pezão (PMDB) elogiou a atuação dos magistrados. "Acho que eles têm feito um bom trabalho, mas sou contra o vazamento de delações premiadas".

Zona crítica

O 2º Batalhão de Polícia Militar patrulha os bairros de Botafogo, Cosme Velho, Glória, Flamengo e Laranjeiras. Em dezembro, 44% dos roubos de carro na área coberta pelo BPM foram em Laranjeiras.

Baixada solidária

O caso da grávida baleada na cabeça em Belford Roxo, dia 12, gerou uma onda de solidariedade e um fato inédito no banco de sangue do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. Pela primeira vez, houve uma procura de doadores maior do que a capacidade de armazenamento no local.

Aliás

Michelle Araújo está "estável e lúcida", segundo o Hospital de Clínicas Mario Lioni, em Duque de Caxias, onde a gestante está internada. O bebê Antônio permanece em estado grave, mas apresenta melhora clínica segundo boletim médico.

Rufem os tambores

Comenta-se que, logo após o Carnaval, a Lava Jato fará uma operação que pegará gente graúda do Ministério Público e do Judiciário.

Comentários