Casa do Choro faz carnaval com Pixinguinha

Evento acontece todas as quartas e quintas e vai até o dia 8 de fevereiro

Por RICARDO SCHOTT

Os cantores convidados Pedro Miranda e Nina Wirtti
Os cantores convidados Pedro Miranda e Nina Wirtti - Paprica Fotorafia/Divulgação

A temporada 2018 da Casa do Choro, no Centro, abre com carnaval. De volta após a temporada do ano passado, o 'Carnaval de Pixinguinha' acontece todas as quartas e quintas, e vai até o dia 8 de fevereiro. E tem como atração fixa o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, que tem direção musical de Pedro Aragão e Paulo Aragão. Entre os convidados do Rancho a cada edição, os cantores Pedro Miranda, Pedro Paulo Malta e Nina Wirtti. O evento faz parte do projeto Saraus Petrobras.

O 'Carnaval de Pixinguinha' revive os arranjos originais feitos por Pixinguinha, que haviam sido publicados em 2014 pelo Instituto Moreira Salles. No repertório, polcas, maxixes, tangos brasileiros, sambas e marchinhas de carnaval, que estavam nos repertórios originais de cantores como Mario Reis, Carmem Miranda e Francisco Alves, e cujos arranjos foram criados pelo músico durante seu período de intenso trabalho no rádio e nos estúdios de gravação, após a década de 1930.

Além do coautor de 'Carinhoso', outro grande homenageado do espetáculo é o sambista Elton Medeiros. "Ele foi uma das pessoas que mais incentivou a formação do Flor do Sereno", lembra Paulo Aragão. O objetivo do Flor do Sereno é renovar a tradição musical dos ranchos carnavalescos do início do século passado.

O projeto 'Saraus Petrobras' segue com shows as quartas e quintas até dezembro. Neste ano, passam pela Casa do Choro nomes como Quarteto em Cy, as duplas Alexandre Caldi-Itamar Assiere e João Lyra-João Camarero, além de músicos fazendo homenagens aos 100 anos do nascimento de Jacob do Bandolim.

Comentários

Últimas de Diversão