Funcionalismo municipal do Rio faz protesto hoje

O ato é organizado pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município (Mudspm)

Por PALOMA SAVEDRA

Categorias se uniram contra medidas da Prefeitura do Rio
Categorias se uniram contra medidas da Prefeitura do Rio - Severino Silva

Rio - O funcionalismo municipal do Rio promete se reunir a partir das 11h de hoje, em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova, em protesto contra medidas tomadas pelo governo. O ato é organizado pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município (Mudspm), e receberá apoio de representantes do Muspe, que é o grupo de servidores estaduais.

O Mudspm vem reivindicando audiência com o prefeito Marcelo Crivella, mas, até o momento, não conseguiu. E, na última quarta-feira, os integrantes do movimento entregaram ofício com essa solicitação ao novo secretário da Casa Civil, Paulo Messina.

Os principais itens da pauta do funcionalismo são o retorno do calendário antigo de pagamentos e a garantia do reajuste anual, como ressaltou Doroteia Santana, do Mudspm. "A questão do calendário é urgentíssima, pois temos contas para pagar nos primeiros dias do mês", reclamou.

Os servidores ativos recebiam no 2º dia útil, e, agora, todos (ativos, aposentados e pensionistas) receberão, neste 1º semestre, os salários até o 5º dia útil. Quando saiu o decreto com as alterações, em dezembro, a prefeitura alegou que o objetivo era "otimizar a gestão do caixa municipal".

 

Comentários