Aplicativo com vagas tem espaço para crescimento
Sine Fácil encaminhou mais de 235 mil candidatos a ofertas de emprego em 2017
Por Marina Cardoso
O aplicativo Sine Fácil, desenvolvido pela Dataprev em parceria com o governo federal, encaminhou mais de 235 mil trabalhadores em todo o país para ofertas de emprego. São Paulo foi o Estado que gerou mais oportunidades com o auxílio da plataforma, com 83.816. O Estado do Rio teve desempenho acanhado, com 7.524 cargos. Apesar do índice, especialistas acreditam que o uso da plataforma ainda pode ser melhor explorado.
Fernando Lobo, analista de recrutamento de seleção, acredita que aposta em orientação pode trazer melhores resultados neste ano. "O Sine Fácil é uma forma bem pensada para divulgar oportunidades de trabalho. Mas, quando vemos na prática, falta muita orientação. O governo ainda não divulgou muito o serviço prestado pelo aplicativo e essa forma de buscar emprego", avalia.
Além disso, o analista explica que o país apresenta uma grande exclusão digital. Por isso, dificilmente as oportunidades chegam para todas as pessoas. "As camadas mais populares não têm acesso à internet. Se têm, existe uma dificuldade em conseguir, precisando da ajuda de uma pessoa para utilizar serviço de wifi, por exemplo. Para esse público, o aplicativo pode ainda não ter sido apresentado", acredita.
aposta do governo
O ministro do Trabalho em exercício, Helton Yomura, enfatiza que a plataforma é mais uma das ações do governo federal para auxiliar o crescimento do emprego formal no Brasil. "A ferramenta faz parte de um pacote de serviços digitais que auxiliam o trabalhador, como a Escola do Trabalhador, o Seguro Desemprego Web e a Carteira de Trabalho Digital", explica Yomura.