Sexteto fantástico conquista Abu Dhabi
Alunos de Ciep em Pinheiral, no Sul Fluminense, fazem bonito em torneio mundial de tecnologia nos Emirados Árabes
Por LUIZ ALMEIDA
Um grupo de seis alunos do Ciep Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, no Sul Fluminense, fez bonito em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Os estudantes, com idades entre 15 e 18 anos, conquistaram o primeiro lugar, categoria Uso das Redes Sociais, na final do Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4, em dezembro. Mas não é só. O sexteto também ficou entre os três melhores times do mundo no quesito Inovação Tecnológica, disputando com outros 150 jovens de 16 países.
Formado pelos alunos Isabella Nunes, Julia Cardoso Landim, Ygor Ferreira Soares dos Santos, Marco Antônio Oliveira Dias, Pablo Henrique Costa e Laís Ramalho Ferreira de Oliveira, o grupo participou da competição com o protótipo de um veículo especialmente desenvolvido ao longo de oito meses. Este, aliás, enfrentou diversos desafios nos Emirados Árabes, mas também teve o privilégio de percorrer o circuito de Yas Marina, onde é realizada uma das provas da Fórmula 1.
Segundo Laís Ramalho Ferreira de Oliveira, 16 anos, a conquista do primeiro lugar na categoria Uso das Redes Sociais foi uma grata surpresa. "Ficamos surpresos com a premiação, pois não esperávamos ganhar o primeiro lugar na nossa primeira participação em uma competição internacional. É um prêmio de grande significado, pois o trabalho de uso de redes sociais foi desenvolvido desde o início do nosso projeto", vibrou.
Para Marco Antônio de Oliveira Dias, 15 anos, participar do torneio representou um grande desafio e trouxe 'bagagem' ao grupo. "Na minha opinião, a maior vantagem da experiência foi o amadurecimento profissional. Lá, tivemos que trabalhar muito bem em equipe e com prazos apertados, por causa do alto nível da competição. Sem dúvida, isso fará diferença no nosso currículo", destacou.
A troca de experiências com estudantes de todo o mundo também foi proveitosa para o sexteto. Conforme Isabella Nunes, 16 anos, outro ponto positivo foi exercitar o Inglês. "Como tivemos contato com pessoas de diversos países o tempo todo, nos comunicamos bastante por meio da Língua Inglesa, o que foi ótimo para a prática do idioma", contou.
COMPETIÇÃO
O Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 é realizado anualmente e na edição 2017 teve 15 categorias Pensamento Inovador, Melhor Estreante, Melhor Engenharia de Veículo, Sustentabilidade, Investigação e Desenvolvimento, Melhor Desempenho de Reboque, Melhor Rendimento de Pista, Desafio de Reboque, Prêmio Especial do Júri, Patrocínio e Marketing, Espírito de Equipe, Apresentação verbal, Portfólio e Exposição de Produtos e Melhor Uso das Redes Sociais.