encontrar alguém
União do Jota Quest com a galera revelada pelo YouTube rendeu conhecimentos e dicas para ambas as partes, durante o trabalho
Por RICARDO SCHOTT
O novo desafio do Jota Quest - aos 20 e poucos anos de carreira - é encarar a maneira como sua obra é percebida e relida pelas novas gerações. E - detalhe - são gerações que conheceram o mercado musical de uma maneira bem diferente da que eles conheceram no comecinho da carreira. No projeto 'Jota Quest Collab by Roland', criado pela empresa de instrumentos e equipamentos Roland, eles têm quatro sucessos seus relidos por uma turma de cantores revelados pelo YouTube: Mussa ('Na Moral'), Mari Nolasco ('Só Hoje'), Gabriel Elias ('O Vento') e Jão ('Amor Maior').
YOUTUBE SPACE
Abraçado pelo próprio YouTube, o projeto será apresentado hoje em show exclusivo no YouTube Space, com transmissão ao vivo pela internet. E Rogério Flausino, vocalista do grupo, diz que a banda não parou de aprender nem um minuto sequer durante a elaboração das versões - feitas no próprio estúdio da banda, em Belo Horizonte.
"A gente sentou um dia na sala do café do nosso estúdio e ficou trocando ideia o dia inteiro. E eles falaram muito de como eles trabalham. A Mari quase todo dia posta um conteúdo, com ela tocando alguma coisa. É uma produção livre de música. Já a gente ficava de dois em dois anos para lançar disco, e o lance dela é quase diário!", brinca. "Eles constroem o dia a dia deles de forma muito diferente da gente. Por outro lado, eles querem ter uma existência de show, de turnê, de tocar no rádio, de sair da internet. Essa geração não toca no rádio ainda. A divulgação deles ocorre no YouTube, e eles têm que encarar os grandes palcos. Eles sonham muito com tudo isso, com rádio, com palcos".
Em meio à divulgação de um trabalho antológico da banda - o DVD 'Acústico Jota Quest: Músicas Para Cantar Junto' -, o cantor lamenta que essa turma não chegue a conhecer a realidade que eles conheceram nos anos 1990. "Eles têm vontade de viver um pouco do que a gente viveu. E era uma época bem legal, tinha MTV, investimento da gravadora, um tempo que não volta mais. Hoje existe uma outra cena acontecendo dentro das plataformas digitais, tanto no YouTube quanto por intermédio do próprio artista. Mas o grande barato disso é a troca de figurinhas".
Os artistas escolhidos tiveram liberdade para trabalhar nas versões como quiseram. "Uma foi para um lado reggae, outra pra um lado mais hip hop, cada um deu sua cara. A Mari tem uma voz de menina muito boa, também", comemora Flausino.
"Eu nunca imaginei que eu poderia fazer um som com uma banda dessas, com tanto tempo de carreira. Fomos nos estúdios conhecer a rotina deles, o processo de produção e criação, foi uma experiência sensacional. Gravar uma música e ir até lá foi demais! Estou muito empolgado com o show também!", diz Mussa. "Estou muito feliz de participar desse projeto incrível! Gravar com o Jota Quest foi um encontro de músicos de gerações diferentes e uma troca de experiências muito boa. E a música ficou linda!", completa Mari Nolasco.
FAZENDO ESCOLA
Flausino diz que a banda chegou a documentar algumas coisas da gravação. E que percebe que tem toda uma geração nova que cresceu ouvindo a banda e criando todo um gosto musical ao som de 'Encontrar Alguém', 'Amor Maior' e de 'As Dores do Mundo' (canção de Hyldon cuja releitura foi o primeiro hit deles).
"E nem poderia ser de outro jeito, né? Tamos aí há 20 anos e não deixamos ninguém esquecer da gente", brinca Flausino, hoje engajado, junto com os colegas de banda, em também se manter ativo nas redes sociais. "Quem diria que um dia a gente ia poder fazer isso? A gente faz post no Instagram, sempre está colocando algo do conteúdo do show, das nossas gravações, do momento em que estamos fazendo divulgação no rádio e na TV. Quase todos os dias você pode colocar um conteúdo ali e ajudar a aproximar o fã da gente".
O show no YouTube Space está marcado para começar às 19h30 e será transmitido simultaneamente pelos canais do YouTube do Jota Quest, da Roland, de Mari, Mussa, Gabriel Elias e Jão.