Festa de Iemanjá na Praça Mauá

Celebração promovida pelo Afoxé Filhos de Gandhy começa às 9h no Cais do Valongo

Por JONATHAN FERREIRA

O Dia de Iemanjá, festejado hoje, será marcado por uma grande festa, com cortejo pelas vias do Boulevard Olímpico e entrega das oferendas, na Praça Mauá. As atividades, promovidas pelo Afoxé Filhos de Gandhy, terão inicio às 9h da manhã, com a concentração no Cais do Valongo. O local, patrimônio mundial da Unesco, vai receber a louvação aos orixás, prevista para ocorrer até o meio-dia. Depois disso, o grupo irá promover um cortejo em direção à Praça Mauá.

O presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Carlos Machado, explicou que a entrega dos balaios, os presentes para Iemanjá, poderá ser feita em uma embarcação ou no próprio cais da Praça Mauá. "É uma cerimônia para saudar essa orixá que tem mais devotos no Brasil. Ela é considerada a mãe de todas as cabeças e senhora das águas. É uma cerimônia para referendamos a nossa adoração", festejou Machado, que evitou dar detalhes dos presentes que serão enviados ao mar por meio dos balaios. "Posso garantir que tudo que vai no balaio é biodegradável. Como vai para água, não queremos poluir, somos amantes da natureza."

A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas participem do evento. Após a entrega dos balaios, haverá uma festa de celebração na Praça dos Estivadores, com apresentação da Charanga do Afoxé Filhos de Gandhy e convidados.

Para promover a festa, os organizadores obtiveram auxílio da Secretaria Municipal de Cultura, órgãos municipais, com a estrutura, e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, com doações.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro