"As pessoas se identificam muito com a minha realidade caótica". É assim que Suhellen Kessamiguiemon, de 36 anos, define sua jornada como diarista profissional nas redes sociais. Mãe de 5 filhos com idades variadas — desde adultos de 21 a uma criança de 9 anos —, tendo os filhos como força impulsionadora, em 2018, ela decidiu empreender no ramo de faxinas por ser um emprego mais autônomo com o tempo flexível.
No início, Suhellen não teve sucesso em anunciar seus serviços pelo Facebook, mas este fato não a fez desistir. "Pensei: porque não usar o Instagram? A ideia era só conseguir divulgar meu trabalho e fazer várias faxinas. Mas acabou tendo uma repercussão que eu não imaginava," explica.
Em março de 2020, no isolamento social, a moradora de Nova Iguaçu fundou o perfil no Instagram Diário da Diarista. A página tem mais de 33 mil seguidores, conquistados organicamente. A empreendedora já fechou parcerias com marcas publicitárias, mas o objetivo do perfil é divulgar a vida de uma profissional da limpeza que se divide entre casa e trabalho.
Mostrando sua realidade sem filtros, Suhellen Kessamiguiemon, na pandemia, ministrou no WhatsApp uma mentoria com dicas úteis de limpeza, para 200 participantes — mulheres foram a maioria.
Ainda este mês, a "louca do vinagre", como a diarista é conhecida, e a jornalista Carol Zappa lançarão o livro Quem Tem Medo de Faxina, com receitas práticas para substituição de produtos químicos por outros mais acessíveis e econômicos. Saiba mais em: @diario.da.diarista.