A Casa Fluminense, organização que debate políticas públicas para a redução das desigualdades, vai realizar nos dias 2 e 3 de junho o Fórum Rio 2023. Para discutir os impactos que a crise climática produz nas periferias do Rio, o evento este ano terá como tema O clima é coisa séria. No ano em que a Casa completa 10 anos, o Fórum Rio volta à Baixada Fluminense, em Queimados, cidade com a maior população preta da Região Metropolitana do Rio. O evento, que reúne debates políticos e cultura, é gratuito e vai acontecer na Escola Municipal Metodista de Queimados, de 14h a meia-noite.
O Mapa da Desigualdade aponta que, com base na Defesa Civil do Rio de Janeiro, o Estado é responsável por 2 ⁄3 das mortes causadas por desastres ambientais no país. Por isso, o Fórum entende a importância de discutir os impactos que a crise climática produz aqui, principalmente nas periferias da metrópole fluminense. O encontro vai propor estratégias de justiça climática e reparação contra o racismo ambiental e a ansiedade climática. Nesta edição, o Fórum acontece em parceria com a Agenda Queimados 2030 e as organizações locais Golfinhos da Baixada, Pedala Queimados, Visão Coop e AMPARA.
A programação vai contar com painéis de debates de políticas públicas, lançamento do Guia para Justiça Climática, feira de afro-empreendedorismo, espaço quilombinho para as crianças e exposição do coletivo BXD Lambe. Além de apresentações musicais com a rapper Ebony, forró pé-de-serra com o Trio Nilopolitano, DJs e o Bloco do Caramuela.