Time de futebol feminino na Maré

Localizado na Vila Olímpica da Maré, as partidas e treinos acontecem às segundas e quartas, das 20h às 22h
Localizado na Vila Olímpica da Maré, as partidas e treinos acontecem às segundas e quartas, das 20h às 22h -
O direito de brincar na infância varia de acordo com o gênero: meninas costumam ganhar bonecas, enquanto meninos recebem bolas.
O Dia das Mulheres tem como objetivo promover ações e reflexões que enfrentem imposições que anulam o direito de existir de um gênero perante o outro. O futebol feminino também precisou desenvolver resistência em seu DNA – seja durante o período em que foi proibido no Brasil, entre 1941 e 1979, ou na luta diária para reunir mulheres interessadas na prática esportiva e manter o futebol feminino em movimento.
Um exemplo dessa resistência é o 'MariEllas', time de futebol feminino do Complexo da Maré. Criado em 2020, ele tem o objetivo de reunir mulheres, independentemente da idade ou habilidade, que gostem e queiram praticar o esporte. Localizado na Vila Olímpica da Maré, as partidas e treinos acontecem às segundas e quartas, das 20h às 22h, e todas as mulheres que queiram ‘brincar’, cuidar da mente e do corpo são bem-vindas.
lançaram a campanha "Adote uma atleta!", divulgada em um vídeo no Instagram do time (@mariellas_mare) - José Bismarck / Divugação
Mas essa paixão pelo futebol se tornou também articulação e mobilização, ao perceber a necessidade de criar espaços mais seguros para que as mulheres se reúnam dentro e fora dos campos e quadras. O grupo passou a comemorar aniversários das atletas, promover rodas de conversa sobre temas relevantes e ser convidado para discutir a saúde física e mental das mulheres.
Raquel Albuquerque, uma das jogadoras e fundadoras do time, fala sobre as dificuldades que a equipe enfrenta para jogar bola: “Tudo para a gente é mais difícil: comprar uma chuteira, conseguir um espaço para jogar... Já sofremos situações de violência, já chegamos para jogar e arrancaram a trave. Então, tudo para a gente, que é mulher, na vida – não só no futebol – é mais difícil por essas questões.”
Diante dessa realidade, o 'MariEllas' arregaçou as mangas e conseguiu uniformizar e calçar algumas atletas, com mobilização interna e também apoio externo.
Com a chegada frequente de novas jogadoras, e para garantir mais dignidade e segurança com chuteiras e uniformes, as atletas lançaram a campanha "Adote uma atleta!", divulgada em um vídeo no Instagram do time (@mariellas_mare). Quem quiser contribuir para fortalecer o futebol feminino pode apoiar via Pix: mariellas.financeiro@gmail.com
Por: Ana Paula Godói, publicitária e colaboradora do PerifaConnection.
lançaram a campanha "Adote uma atleta!", divulgada em um vídeo no Instagram do time (@mariellas_mare)
lançaram a campanha "Adote uma atleta!", divulgada em um vídeo no Instagram do time (@mariellas_mare) José Bismarck / Divugação

Comentários