No cenário da comunicação periférica, as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços de decisão e transformando a narrativa sobre as periferias do Brasil. No PerifaConnection, essa realidade se fortalece com uma diretoria majoritariamente feminina, impulsionando a organização para garantir que as histórias das periferias sejam contadas por quem as vive.
À frente dessa construção está Thuane Nascimento, a Thux, que atua como diretora-executiva. Com uma trajetória marcada pelo ativismo e pela defesa da justiça climática e social, Thux representa a potência das mulheres na comunicação periférica.
Em 2024, a diretoria ganhou o reforço de três novas lideranças femininas:
Jú do Coroadinho (MA), assistente social e fundadora do Coletivo Mulheres Negras da Periferia e da Casa das Pretas do Maranhão, espaços de acolhimento e fortalecimento feminino; Karina Penha (MA), bióloga e ativista climática, gestora de mobilização da campanha Amazônia de Pé e articuladora em conferências da ONU e Vitória Galvão (AM), ativista climática transgênero e diretora da Palmares Lab, atuando na justiça climática e na representatividade LGBTQIA+ nas pautas ambientais.
Com essas lideranças, o PerifaConnection segue ampliando sua atuação e garantindo que a narrativa periférica seja construída de dentro para o mundo. Esse protagonismo feminino reflete a ocupação de espaços historicamente dominados por homens, trazendo novas perspectivas e fortalecendo redes.
A presença feminina na diretoria do PerifaConnection não é simbólica – é um compromisso com a comunicação e políticas públicas conectadas à realidade das mulheres periféricas. Uma organização liderada por mulheres que não apenas contam suas histórias, mas escrevem novos capítulos para as próximas gerações.