'O tribunal tem sido rápido', diz Thompson
Presidente do TRF-4 defendeu prisão após 2ª instância e criticou recursos
Por O Dia
Brasília - O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, afirmou que o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será julgado rapidamente pela Corte. Após ter condenação confirmada pela 8ª Turma do TRF-4, Lula entrou com embargos de declaração em que questiona a decisão.
"Os recursos do ex-presidente e do MP, se houver, vão ser julgados, e o tribunal tem sido rápido", disse Flores. Ele colocou, ainda, que os recursos após o processo passar no TRF-4 não são simples. "Não são recursos fáceis porque nem STJ (Superior Tribunal de Justiça) nem STF (Superior Tribunal Federal) examinam prova."
Thompson defendeu a manutenção do entendimento atual do STF que autoriza a prisão após condenação de réus em segunda instância. A decisão, que depende de julgamento, pode levar Lula à prisão, se mantida a condenação do petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).
"Eu acho que o ideal para a efetividade da Justiça é que se mantenha a posição do Supremo que foi deliberada há pouco mais de um ano", ponderou.
O presidente do TRF-4 também opinou que o sistema de recursos no Brasil é "generoso" e defendeu o fim do foro privilegiado.
"O acesso à Justiça aqui é de uma generosidade poucas vezes vista em qualquer outro país", concluiu Thompson.