Ford Focus sai de linha
Despedida do modelo foi decretada por causa do baixo rendimento nas vendas
Por O Dia
A Ford confirmou que pretende encerrar a produção do Focus em maio de 2019. Presente no portfólio da marca americana há cerca de 20 anos, o hatch médio é produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Segundo comunicado às concessionárias da marca, a decisão foi tomada após sucessivos resultados negativos de vendas.
O anúncio é uma indicação de que o segmento dos hatchs médios vem sendo superado pelos esportivos utilitários, ou SUVs, na preferência dos clientes. A decisão de suspender a produção do Focus já era aguardada, uma vez que a marca não acenou para a renovação do modelo no país. A partir de maio, o único automóvel da Ford a ser fabricado na Argentina será a picape Ranger.
De janeiro a agosto, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apesar de o resultado em vendas ficar abaixo do esperado pela marca, os índices superaram alguns concorrentes. O Focus hatch emplacou 2.210 unidades. Já o sedã vendeu 3.130 exemplares. Concorrente direto, o Golf, que foi renovado recentemente, registrou 2.073 unidades emplacadas.
Outro motivo para a Ford tirar o modelo de cena é a mudança de estratégia da montadora nos Estados Unidos. Por lá, o Focus já deixou de ser produzido, uma vez que a marca vai focar nas picapes e utilitários médios. A orientação serve também para a cadeia produtiva da América Latina.
Hoje, quem faz sucesso por aqui é o irmão menor do Focus, o Ka. O hatch compacto está em terceiro lugar nas vendas gerais, de acordo com dados da Fenabrave. Em junho deste ano, o modelo recebeu uma atualização de visual e novos equipamentos.