Escolas da Série Prata iniciam desfiles com entrada gratuita nesta sexta; veja esquema de trânsito

A Avenida Ernani Cardoso, onde acontecem os desfiles, será fechada às 12h desta sexta (24) e só reabre às 5h da segunda-feira (27)

Primeira semana do carnaval da Nova Intendente contou com 37 escolas desfilando
Primeira semana do carnaval da Nova Intendente contou com 37 escolas desfilando -
Nesta sexta-feira (24), as escolas da Série Prata do carnaval do Rio de Janeiro começam a desfilar na Nova Intendente, localizada na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, na Zona Norte, a partir das 19h. A entrada é gratuita. Por conta disso, vias vão ser bloqueadas na região. 
Ao total, 16 escolas de samba vão ocupar a Nova Intendente nesta sexta em busca do acesso à Série Ouro e a chance de desfilar na Marquês de Sapucaí no próximo carnaval.

O público pode levar a própria comida e bebida, sendo proibidos somente recipientes de vidro. A passarela montada para o carnaval de 2023 tem capacidade para receber até 5 mil pessoas.

A CET-Rio montou um esquema de trânsito para os desfiles das escolas na Nova Intendente. A Avenida Ernani Cardoso foi interditada entre a Rua Cândido Benício e a Rua Mendes de Aguiar das 23h de quinta-feira (23) às 5h desta sexta-feira. Por volta de 12h, o mesmo trecho volta a ser fechado até às 5h de segunda (27).

A partir do fechamento, o trânsito vai ser desviado para a Rua Maria Lopes, no trecho entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Mendes de Aguiar, que passa a funcionar em regime de mão dupla.

A Estrada Intendente Magalhães será interditada nos seguintes sentidos, dias e horários:

Sentido Cascadura (entre a Rua Anália Franco e a Rua Cândido Benício): sexta e sábado, das 16h às 7h do dia seguinte. No domingo (26), das 19h às 5h de segunda;

Sentido Vila Valqueire (entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Pereira de Figueiredo): sexta e sábado, das 19h às 7h do dia seguinte. E domingo, das 19h às 5h de segunda.

Desfiles

Confira quais escolas desfilam neste final de semana na Nova Intendente.

Sexta-feira (24):

Unidos de Lucas;
União do Parque Acari;
Unidos da Vila Santa Tereza;
Raça Rubro-Negra;
Acadêmicos da Abolição;
Acadêmicos de Jacarepaguá;
Acadêmicos do Peixe;
Acadêmicos da Rocinha;
Unidos do Jacarezinho;
Caprichosos de Pilares;
União de Maricá;
Leão de Nova Iguaçu;
Independente da Praça da Bandeira;
Rosa de Ouro;
Acadêmicos de Santa Cruz;
Acadêmicos do Engenho da Rainha.

Sábado (25):

Flor da Mina do Andaraí;
Botafogo Samba Clube;
União do Parque Curicica;
Renascer de Jacarepaguá;
Sereno de Campo Grande;
Arame de Ricardo;
Mocidade Unida do Santa Marta;
Império da Uva;
Acadêmicos do Dendê;
União Cruzmaltina;
Acadêmicos da Diversidade;
Acadêmicos do Cubango;
Alegria da Zona Sul;
Independentes de Olaria;
Arrastão de Cascadura;
União de São Cristóvão.
Justiça proíbe crianças nos desfiles
A decisão foi baseada em pareceres desfavoráveis do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Diretoria Geral de Diversões Públicas), devido ao fato de haver poucas ruas transversais no trecho de 400 metros do desfile da Avenida Ernani Cardoso, o que dificulta a saída das pessoas em caso de tiroteios.

Além disso, a Polícia Militar também deu um parecer desfavorável, que apontou o risco alto de balas perdidas durante possíveis confrontos entre a facção e a milícia pela disputa de territórios.
Na ocasião, presidentes das escolas de samba das divisões de acesso do carnaval se manifestaram contra a decisão da Justiça. Após a determinação, o desespero tomou conta de algumas agremiações, que podem sofrer uma grande baixa sem os integrantes mirins. Personalidades do carnaval também comentaram o acontecimento.
Porém, mesmo com a determinação valendo, na primeira semanas de desfiles as escolas de samba do acesso mantiveram as crianças em seus desfiles na Nova Intendente.