O colorido da década de 90 vai tomar conta da telinha da Globo. Ambientada no Rio de Janeiro desta época, Verão 90, nova novela das 19h, estreia na terça-feira. E com Rafael Vitti no lugar que ele mais gosta: no mar. "Minha vida é nesse universo. E eu moro na praia. Tem tudo a ver com o meu clima e a minha energia. Não consigo ficar parado. Meu personagem é um cara solar, gente boa, ligado em tudo. É um mocinho que não tem nada de bobo", explica o ator.
Na trama, Rafa vive o jovem João, um surfista e universitário que, na infância, foi uma celebridade mirim, ao lado do irmão, Jerônimo (Jesuíta Barbosa), e de Manuzita (Isabelle Drummond), mas viu a fama ir embora com o passar dos anos. "O que me encanta nele é que ele poder estar passando pelo maior problema, o mundo pode estar caindo nas costas dele, ele tem a qualidade de não pensar só nele. Ele prioriza a família e amores dele. Não é egoísta, isso é bonito", destaca o ator.
Longe da fama, João dá um jeito de se reinventar e se torna estagiário de uma rádio local. É numa dessas idas ao trabalho que ele reencontra seu grande amor, a jovem Manuzita. "É muito legal porque tem esse amor, uma coisa do passado, que reacende na juventude. Quando eles se reencontram, parece que voltam a ser crianças, talvez seja a forma como eu e a Isabelle (Drummond) estamos construindo isso", analisa Rafa, que já é chamado de "menino do Rio" nos bastidores da novela. "Já me sinto um pouco assim", diz.
Segunda novela como protagonista
Aos 23 anos, Rafael Vitti protagoniza sua segunda novela na Globo. A primeira foi Rock Story, em 2016. "Me sinto abençoado. Estou na minha segunda novela, mas procuro não pensar muito nisso. A nossa novela tem um protagonismo muito dividido. Todos os personagens têm o seu protagonismo", destaca o ator, que, apesar do pouco tempo de carreira, já passou por poucas e boas. "Já gravei passando mal, com dor de barriga. Mas eu só não faço se estiver inviável mesmo", conta o jovem galã.
Dividindo cena com Claudia Raia e Dira Paes em Verão 90, Rafa tem aprendido muito com as colegas de elenco e garante que as cenas de briga entre João e Jerônimo vão chamar atenção. "Vai ter muita intriga. Os dois não se odeiam. É uma divergência de pensamentos, que acaba culminando nesse desafeto deles. O Jerônimo é um pouco recalcado. Tem inveja da relação do João e da Manuzita. Não aceita que a fama acabou".
'WhatsApp era na praia'
Apesar de ter nascido em 1995, Rafa Vitti tem se encantado com tudo o que vem descobrindo sobre a década de 90. "A parte musical é o que mais me encanta, a alegria jovem que tinha na época. Era uma vibe deliciosa", destaca. Apesar da facilidade dos meios de comunicação, o ator acredita que as pessoas estão menos conectadas atualmente. "As pessoas estavam mais focadas no presente. O WhatsApp era na praia", compara.
'Bilhete premiado'
Noivo da atriz e apresentadora Tatá Werneck, de 35 anos, Rafa Vitti se derrete pela gata. "A Tatá é o meu bilhete premiado. A gente acorda sorrindo. Temos uma relação normal, mas somos bem-humorados", afirma o ator, que, hoje, não se incomoda com as piadas que Tatá eventualmente faz sobre o casal no programa Lady Night. "Não vou dizer que meu coração é de pedra. Às vezes, tem um ciuminho, mas me apaixonei por ela dessa forma, não tem como querer que ela seja diferente", diz. A diferença de idade entre os dois nunca foi um questão para Rafa. "Isso é irrelevante", destaca.