Fernanda Torres vence Globo de Ouro por 'Ainda Estou Aqui'

Artista é a primeira brasileira a conquistar o prêmio na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama

Fernanda Torres no Globo de Ouro
Fernanda Torres no Globo de Ouro -
Rio - Fernanda Torres conquistou seu primeiro Globo de Ouro, neste domingo (5), ao vencer a categoria Melhor Atriz em Filme de Drama pelo trabalho como Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui". A artista de 59 anos desbancou Angelina Jolie, Nicole Kidman, Pamela Anderson, Tilda Swinton e Kate Winslet na cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. 
No discurso, a atriz homenageou a mãe, Fernanda Montenegro. Há 25 anos, a artista foi nomeada pelo papel de Dora, em "Central do Brasil". "Eu não preparei nada porque eu estava feliz. É um ano incrível para atrizes femininas. Tantas atrizes que admiro. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, amigo. Que história, Walter! E, claro, eu quero dedicar a minha mãe. Vocês não tem ideia de que ela estava aqui 25 anos atrás e isso é a prova de que a arte pode permanecer", agradeceu Fernanda Torres. 
"Ainda Estou Aqui" também foi nomeado ao Globo de Ouro 2025 como melhor Filme em Língua Não Inglesa. O filme Emilia Pérez foi o grande vencedor da categoria.
Com a produção dirigida por Walter Salles, Fernanda Torres marcou o retorno de uma atriz brasileira na disputa do Globo de Ouro. Em 1999, Fernanda Montenegro concorreu na mesma categoria pela atuação em "Central do Brasil", mas a estatueta ficou com Cate Blanchett. O longa-metragem acabou vencendo o prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
'Ainda Estou Aqui'
Dirigido pelo cineasta Walter Salles, o longa retrata a história de Rubens e Eunice Paiva. O filme mostra a força da advogada e militante pelos direitos humanos após o marido ser levado por membros da Ditadura Militar. A luta de Eunice foi um marco na história da redemocratização brasileira, já que ela conseguiu, anos após o desaparecimento de Rubens, que o Estado emitisse a certidão de óbito do ex-deputado.
A história é inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva. Publicado em 2015, a biografia é uma homenagem para Eunice, mãe do escritor e dramaturgo.
Indicações 
"Ainda Estou Aqui" entrou na lista de pré-indicados para concorrer ao British Academy Film Awards (BAFTA) 2025. De 40 filmes enviados, a obra de Walter Salles faz parte da lista dos dez pré-selecionados. Membros da BAFTA têm até o dia 10 de janeiro para votar nas produções, que serão reduzidas a cinco. O resultado dos indicados será divulgado em 15 de janeiro.
O filme também conquistou mais uma etapa rumo ao Oscar 2025. O longa avançou e foi pré-selecionado na categoria de Melhor Filme Internacional, na sexta-feira (3). No Instagram, a Academia anunciou os 15 filmes que disputam uma vaga na categoria, onde apenas cinco passam.
Fernanda Torres em cena de 'Ainda Estou Aqui'
Fernanda Torres em cena de 'Ainda Estou Aqui' Alile Dara Onawale
Fernanda Torres
Fernanda Torres Reprodução/Instagram