Celebridades e TV
Fernanda Torres vence Globo de Ouro por 'Ainda Estou Aqui'
Artista é a primeira brasileira a conquistar o prêmio na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama
Por O Dia
Publicado às 06/01/2025 01:08:04 Atualizado às 06/01/2025 01:08:04Rio - Fernanda Torres conquistou seu primeiro Globo de Ouro, neste domingo (5), ao vencer a categoria Melhor Atriz em Filme de Drama pelo trabalho como Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui". A artista de 59 anos desbancou Angelina Jolie, Nicole Kidman, Pamela Anderson, Tilda Swinton e Kate Winslet na cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
No discurso, a atriz homenageou a mãe, Fernanda Montenegro. Há 25 anos, a artista foi nomeada pelo papel de Dora, em "Central do Brasil". "Eu não preparei nada porque eu estava feliz. É um ano incrível para atrizes femininas. Tantas atrizes que admiro. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, amigo. Que história, Walter! E, claro, eu quero dedicar a minha mãe. Vocês não tem ideia de que ela estava aqui 25 anos atrás e isso é a prova de que a arte pode permanecer", agradeceu Fernanda Torres.
"Ainda Estou Aqui" também foi nomeado ao Globo de Ouro 2025 como melhor Filme em Língua Não Inglesa. O filme Emilia Pérez foi o grande vencedor da categoria.
Com a produção dirigida por Walter Salles, Fernanda Torres marcou o retorno de uma atriz brasileira na disputa do Globo de Ouro. Em 1999, Fernanda Montenegro concorreu na mesma categoria pela atuação em "Central do Brasil", mas a estatueta ficou com Cate Blanchett. O longa-metragem acabou vencendo o prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
'Ainda Estou Aqui'
Dirigido pelo cineasta Walter Salles, o longa retrata a história de Rubens e Eunice Paiva. O filme mostra a força da advogada e militante pelos direitos humanos após o marido ser levado por membros da Ditadura Militar. A luta de Eunice foi um marco na história da redemocratização brasileira, já que ela conseguiu, anos após o desaparecimento de Rubens, que o Estado emitisse a certidão de óbito do ex-deputado.
A história é inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva. Publicado em 2015, a biografia é uma homenagem para Eunice, mãe do escritor e dramaturgo.
Indicações
"Ainda Estou Aqui" entrou na lista de pré-indicados para concorrer ao British Academy Film Awards (BAFTA) 2025. De 40 filmes enviados, a obra de Walter Salles faz parte da lista dos dez pré-selecionados. Membros da BAFTA têm até o dia 10 de janeiro para votar nas produções, que serão reduzidas a cinco. O resultado dos indicados será divulgado em 15 de janeiro.
O filme também conquistou mais uma etapa rumo ao Oscar 2025. O longa avançou e foi pré-selecionado na categoria de Melhor Filme Internacional, na sexta-feira (3). No Instagram, a Academia anunciou os 15 filmes que disputam uma vaga na categoria, onde apenas cinco passam.