PROJETO ESPECIAL

Clínicas de Recuperação Grupo Casoto devolvem dignidade à vida de dependentes químicos

Espaços oferecem um tratamento humanizado, com profissionais qualificados

Fernando Casoto, CEO do Grupo Casoto -
Fernando Casoto, CEO do Grupo Casoto, decidiu, após um momento crítico da sua vida, criar uma clínica de recuperação, onde os pacientes, dependentes químicos e alcoólatras, tivessem um tratamento humanizado, com profissionais qualificados e espaço adequado para que tivessem esperança em uma vida futura digna.

O Grupo Casoto tem especialização em recuperação e reabilitação de dependentes químicos, onde o seu CEO, Fernando Casoto, tem conhecimento pessoal do que é ser um usuário de substâncias químicas e passar pelo processo de desintoxicação.

Afinal, foi em um momento, após meses de internação, passado o tempo de desintoxicação e os sintomas de abstinência, que trabalhando na clínica onde estava internado, que Fernando Casoto teve a ideia de montar sua clínica e contribuir para a recuperação de pessoas viciadas.

O processo não foi fácil e sabendo o que os outros passavam, vivenciando os mesmos medos que ele tinha tido, de sofrer com um tratamento fora do padrão, o Grupo Casoto nasceu, em 2008 na cidade São Paulo, onde tem se dedicado a orientar, auxiliar, encaminhar e tratar os dependentes seja em drogas e em alcoól.

O grupo cresceu, e hoje atende em todo território brasileiro e também no exterior, onde milhares de pessoas se recuperaram e conseguem levar uma vida bem sucedida, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Grupo Casoto e o tratamento de dependência química

É sabido que Fernando Casoto cresceu em meio à uma realidade que envolveu tanto a dependência química quanto o alcoolismo, pois seu pai era dependente químico e seu avô alcoólatra.

Ainda na adolescência, Casoto se envolve com as drogas psicotrópicas e somente aos 24 anos conseguiu superar o vício por meio da internação e foi neste ambiente que sonhou com criação de um lugar que pudesse ajudar os dependentes na luta contra o uso descontrolado das substâncias químicas de forma segura e qualitativa.

Sendo assim, o sonho motivou o surgimento do Grupo Casoto e o crescimento dela ao longo desses 14 anos de existência.

O que é Dependência Química?

“O que caracteriza a dependência química é a necessidade vital em algum tipo de droga psicoativa, a qual pode alterar o comportamento de um indivíduo ou causar dependência, que se torne tão ou mais importante do que qualquer outra coisa.” Explica Casoto.

Em sua explicação, Fernando Casoto, CEO do Grupo Casoto, diz que essa importância dada à droga é superior ao sentido da vida, a necessidade de se alimentar, beber água, dormir ou se manter seguro.
E não são somente as drogas ilícitas que estão entre as que causam esse grau de dependência, mas também aquelas que muitas vezes conseguimos comprar nas farmácias e até mesmo supermercados.

Entre elas podemos citar, entre as drogas lícitas: álcool, medicamentos para emagrecimento com base em anfetaminas, calmantes regulados como faixa preta, por exemplo.

E entre as drogas ilícitas, estão as que já temos conhecimento: maconha, cocaína, heroína, crack, por exemplo.

Conviver com um dependente torna os familiares emocionalmente fragilizados, o que torna imprescindível que todos façam um tratamento adequado, recebendo as orientações de como devem proceder com a pessoa dependente e a relação com o mesmo, cuidando das emoções que envolvem essa relação.
É impossível conviver com uma situação tão conflituosa e desgastante sem adoecer junto, seja emocionalmente ou fisicamente, o que torna importantíssimo, que tanto dependente quanto familiares, admitam a necessidade de ajuda de profissionais qualificados para tal.

Portanto, como esclarece Fernando Casoto, CEO do Grupo Casoto, "A dependência química é uma doença, que tem muitas causas e consequentemente muitas repercussões, e que se desenvolve progressivamente, tornando-se crônica e incurável, porém tratável.”

Tratamento oferecido pelo Grupo Casoto

O programa de tratamento terapêutico é elaborado para que os indivíduos que se tornaram dependentes químicos ou alcoólatras se recuperem de forma eficaz, com o acompanhamento de profissionais qualificados e especializados nesta área de recuperação e reabilitação.

O objetivo deste tratamento nas Clínicas do Grupo Casoto, é o comprometimento em oferecer um tratamento com atendimento profissional e humanizado, baseado em metodologias que se consolidam por meio de estudos acadêmicos que corroboram com a sua eficácia.

Desta forma, o tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais da área de saúde, que atuam estabelecendo atividades que se conectam para alcançarem juntos, o mesmo objetivo que é a qualidade de vida da pessoa.

Os pacientes, então, são submetidos a trabalhos práticos que ajudam também na formação do indivíduo social que ele é, além de tratamentos que atuam em suas causas sociais e psíquicas, que os moveu para a dependência das drogas, de acordo com os relatos de Fernando.
Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Comentários