Ruth de Souza com certeza merece todas as homenagens póstumas. O ator e apresentador, Lázaro Ramos, que sempre declarou sua admiração da artista, publicou uma entrevista que fez com a atriz para o seu programa, "Espelho" (Canal Brasil).
A atriz que nasceu no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921, iniciou sua carreira artística no TEN(Teatro Experimental do Negro), foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira artista brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema.
A estrela foi a grande precursora nos caminhos de muitos artistas negros não só no Brasil, mas como em todo o mundo. Infelizmente, Ruth de Souza não teve o reconhecimento que merecia em vida. Quando começou a carreira, existiam poucos negros na profissão. Até hoje é um grande exemplo de resistência, sabedoria e talento a ser seguido.
Em"A cabana do pai Thomas",em 1969, Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a fazer o papel principal em telenovelas. Em entrevistas revelou que sofreu muito preconceito dentro do próprio núcleo de trabalho por ela ser a protagonista e negra, mas seguiu firme sua luta.
Em 2004 juntamente Léa Garcia, Ruth recebeu o Kikito de melhor atriz do festival de cinema de Gramado por sua atuação em "Filhas do Vento ".
Uma das últimas grandes homenagens que recebeu em vida foi em Fevereiro de 2019, onde foi enredo do GRES Acadêmicos de Santa Cruz, no Carnaval carioca de 2019. Ruth faleceu logo após em 28 de julho, aos 98 anos, internada no CTI do Hospital Copa D'Or, Copacabana, Zona Sul do Rio, em tratamento de uma pneumonia.