Mais Lidas

Milton Cunha apresenta live sobre questões da negritude no samba

A apresentação será nesta terça feira (1), ás 20h.

Milton Cunha
Milton Cunha -
 
O carnaval carioca, historicamente, tem na negritude seu principal pilar de identidade. Seja na Revolução Salgueirense ou na atualidade, os enredos de temática africana e afro-brasileira sempre se fizeram presente. É partindo dessa importância histórica que, hoje  dia 1 de junho, às 20h, o ‘’Sambistas da Depressão’’ apresenta uma série de Lives intitulada “Enredos e questões da Negritude no Samba”.
Milton Cunha - Divulgação

Tal quadro será comandado por Milton Cunha. Serão analisados nestas Lives os enredos para o próximo carnaval, que versem sobre a temática africana: Salgueiro, Beija-Flor, Vila Isabel, Grande Rio, Mangueira, Mocidade, Portela e Tuiuti. Estes enredos abordam desde questões referentes ao continente africano, passando pela resistência e religiosidade negra, até homenagens em que a condição do negro é levantada em tom de reverência ou questionamento.

As Lives, acontecerão no Canal do YouTube do Sambistas da Depressão. Os encontros contarão com três convidados que irão versar, a partir de suas vivências pessoais e no meio do samba, questões sobre os enredos citados: um enredista/membro de criação do enredo ou carnavalesca/carnavalesco, um membro que faça parte da escola e um teórico sobre o assunto.

Desta maneira, o grande objetivo é debater e interpretar os diversos saberes, potencialidades e perspectivas que todos estes enredos das escolas do Grupo Especial poderão alcançar em suas apresentações. Acima de tudo, tais Lives serão uma reverência e respeito a ancestralidade negra e os seus saberes dentro do carnaval carioca!
Milton Cunha Divulgação
Milton Cunha Divulgação

Comentários