Brilhante legado em quase 60 anos de carreira na música

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Com ascendência norte-americana e italiana, a cantora, compositora e multi-instrumentista deixa um forte legado na historia da música. Em quase 60 anos de carreira, foram 40 álbuns, seis com o grupo Os Mutantes e 34 solo. Vencedora do Grammy Latino, se destacou não só pela música, mas também por romper paradigmas, além de sua irreverência e personalidade forte.

Começou a cantar aos 16 anos, quando integrou o trio Teenage Singers. Em 1966 se juntou com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias em Os Mutantes, revolucionando o cenário musical da época. Entre os anos de 1968 e 1972, foi casada com Arnaldo. Após uma relação conturbada com o ex, ela foi expulsa do trio.

Mas o talento de Rita foi além. Em seguida, a Rainha do Rock migrou para o grupo Tutti Frutti, em 1973, onde gravou cinco álbuns, entre eles, o clássico Fruto proibido. Em 1976, conhece Roberto de Carvalho com quem passa a se relacionar no amor e na música. Em 1979, eles começam a trabalhar juntos e ela se firma na carreira solo, construindo uma discografia impecável e repleta de grandes sucessos que entraram para a história da música brasileira.

Considerada mulher à frente de seu tempo, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, em 2001, com o aclamado 3001. Rita se aposentou dos palcos aos 64 anos. Em 2022, venceu o Prêmio Excelência Musical do Grammy Latino, na categoria Conjunto da Obra.

Comentários