Brasília - O bureau de turismo de Foz do Iguaçu (PR) está comemorando. Pelo menos 11 voos internacionais diários que aterrissam na vizinha Puerto Iguazu, Argentina, serão redirecionados para a cidade turística brasileira a partir de semana que vem, por meses, devido à reforma no terminal hermano. É o dobro de voos que Foz já recebe diariamente.
No entanto, o pequeno Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) não acompanha a pujança do turismo. São constantes os transtornos, já que o terminal oferece apenas duas esteiras aos milhares de turistas, além de constantes problemas no ar-condicionado.
Infraero
Procurada pela Coluna, a Infraero não se manifestou sobre os problemas no aeroporto de Foz até o fechamento desta edição.
Negócio$
Foz tem se tornado um pólo internacional de turismo de negócios. São mais de 10 grandes eventos por semana. A cidade é mais que Cataratas. Há parques temáticos e novos hotéis.
Foro
Deputados e senadores se queixam constantemente do Judiciário por "legislar" sobre temas que são de responsabilidade do Congresso. No entanto, não dão a mínima para matérias que, impreterivelmente, terminam em decisões do Supremo Tribunal Federal, como o foro privilegiado.
Dormiu no ponto
Conforme antecipado pela Coluna, a proposta que acaba com foro foi aprovada há um ano no Senado e encalhou na Câmara à espera da instalação de comissão especial. À letargia dos deputados veio a resposta do STF: o julgamento sobre o fim da regalia será concluído em 2 de maio.
Donos de emissoras
Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Acir Gurgacz (PDT) travam um embate na Comissão de Constituição e Justiça no Senado. Motivo: o projeto (PLS 272/2012) que obriga rádios e TVs a informarem, ao longo da programação, e também na internet, os nomes dos donos das emissoras.
Laranja
Para Humberto Costa, a proposta representa um avanço na transparência que poderia, inclusive, ajudar a descobrir "laranjas". Ao que Gurgacz, relator da matéria, refuta alegando que o controle exercido pelos poderes Executivo e Legislativo já é suficiente.
Na Bélgica
Enquanto petistas fazem campana e vigília em solidariedade ao ex-presidente Lula em frente à Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), tirou a semana para zanzar por Bruxelas, na Bélgica.
Parlamento Europeu
O petista participou de protesto em frente à sede do Parlamento Europeu, juntamente com outros manifestantes, para denunciar o que a oposição chama de "processo de ruptura democrática no Brasil".
Alfândegas
Auditores fiscais vêm intensificando os protestos que acontecem nas alfândegas, portos e aeroportos. Essa semana, a manifestação foi na alfândega do Porto de Santos. A categoria está em greve desde novembro de 2017 pela regulamentação do bônus de eficiência aprovado pelo Congresso.
Crise fiscal
O presidente do Sindifisco Nacional, Claudio Damasceno, classifica como "temerária" a indisposição do Governo para negociar: "Com o Brasil vivendo essa crise fiscal e econômica já há algum tempo, deveria o Governo olhar com mais atenção ao que acontece na Receita".
Ofuscado
A saída do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, que vai assumir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), já era esperada. É que o deputado falastrão Carlos Marun (MDB-MS) assumiu a função do embaixador desde que chegou ao Planalto.
Livros nas praças
O "Livros nas Praças", projeto que empresta livros gratuitamente em diversas localidades do Rio e da Baixada Fluminense, já emprestou 211 livros em suas três primeiras semanas de operação este ano. No total, 1.866 visitantes foram atendidos.
Ziraldo & JK Rowling
Entre os autores mais procurados pelos leitores estão nomes como JoJo Meyers, Ziraldo, Zibia Gasparetto, Augusto Cury, Paula Pimenta, JK Rowling e Thalita Rebouças.