Alvo da 36ª fase da Operação Lava Jato (fase Caça Fantasma) em 2016, o FBP Bank é suspeito de desaparecer com R$ 50 milhões de investidores brasileiros e estrangeiros, que agora cobram do banqueiro e empresário Nelson Pinheiro. Ele é ex-acionista dos bancos Pine e BMC e controlador da indústria de alimentos Ducoco e da financeira Brickell. Pinheiro ficou na mira até da Superintendência de Bancos do Panamá, onde o FBP era sediado e foi fechado pelo órgão do governo daquele país após a operação.
Extrato judicial
Desde o ano passado, Pinheiro é alvo de processos movidos por clientes do extinto FPB Bank Inc. A assessoria do banqueiro ainda não respondeu à Coluna.
Cá e lá
À época da operação, o FBP foi acusado de atuar no Brasil sem autorização do Banco Central. A Superintendência de Bancos do Panamá fechou a instituição no mesmo ano.
Peso da mão
A atriz Luiza Brunet estuda processar o ex-namorado Lírio Parisotto na Comarca de Nova York, onde ocorreu a briga motivo da denúncia. Lá esse crime não prescreve.
Cerco americano
Valdemar não comenta casos pessoais. O político está proibido de pisar no País yankee por decisão judicial, a favor da ex-mulher que o acusa de perseguição, e será representado por advogado. O ex-deputado já avisou que a processou anos atrás por litigância de má fé.
Sofra, brasileiro
Não bastasse o sofrimento de tolerar maus políticos por quatro anos, o brasileiro sofre até para transferir um título de eleitor. o prazo é até a próxima quarta-feira, mas veja o que o TRE de Brasília apronta: só funciona de segunda à quarta. Ontem, um cidadão ficou exatos 3h36 na fila para transferir o título de SP para o DF.
PSDB-PPS
A chapa PSDB-PPS confirmada em Brasília é ensaio que pode se repetir no plano nacional. Cristovam Buarque (PPS) fechou com o deputado Izalci Lucas (PSDB). O senador tenta a reeleição na chapa do tucano, que disputará o Governo do DF.
Ensaio
Sabe quem vai elaborar o projeto de Educação do programa de governo da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Planalto? O professor Cristovam Buarque.
Poder das redes
Veja o poder das redes sociais. A página 'Quem mandou matar Mariele e Anderson?', criada no Facebook pelo Psol, já contava ontem com 1.237.910 seguidores.
Da prateleira!
O escritório da Apex-Brasil na Rússia traz para a edição 2018 da feira APAS, a maior supermercadista da América Latina, delegação de cinco grandes empresas da região. Entre elas, a Kazkontrakt, gigante que opera na Rússia e Cazaquistão e que tomou uma decisão estratégica de trabalhar com fornecedores brasileiros de alimentos.
Rendeu
Veja como as feiras de negócios dão resultados, cedo ou tarde. Diretores da Kazkontrakt visitaram o estande da Apex na feira Prodexpo, em fevereiro em Moscou, conversaram com empresas brasileiras e agora desembarcam aqui para assinar contratos.
Alerta internacional
Vai mal o apoio do cidadão ao mercado e democracia, indicam pesquisas recentes de institutos da Europa e América do Sul. O professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio Álvaro Ferreira debaterá o tema em Barcelona, no encontro 'As Ciências Sociais e a construção de uma sociedade pós-capitalista'. Alertará que há uma crescente ameaça à legitimidade da democracia.
Tão perto
Uma pesquisa realizada pela ONG chilena Latinobarómetro revelou que apenas 53% dos cidadãos consultados mostram-se partidários da democracia na América Latina, declínio mais acentuado nos últimos cinco anos.