Em reunião com o secretariado ontem à tarde, Marcelo Crivella (PRB) criticou duramente a ação da prefeitura que destruiu quiosques na Vila Kennedy a Secretaria Municipal de Ordem Pública fez uma 'ação de ordenamento' com retroescavadeiras. O prefeito busca um nome para exonerar e servir de exemplo. Agora, de quem foi a culpa? O secretário de Ordem Pública, Paulo Cesar Amendola, garante que sequer sabia da operação. Segundo ele, a iniciativa teria partido do coronel Luis Cláudio Laviano, então subsecretário de Operações da Seop, no dia 7 último ato de Laviano na prefeitura antes de virar comandante da Polícia Militar. Amendola diz que dois integrantes da Secretaria de Fazenda comandaram a ação de ontem: Rodrigo Nascimento, da Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano, e Luiz Felipe Gomes, coordenador de Licenciamento e Fiscalização.
Mas...
Múltiplas fontes ouvidas pela Coluna afirmam que Amendola sabia, sim, da operação de ontem. E, cá entre nós, seria no mínimo estranho o titular da Ordem Pública nem ter ouvido falar de uma ação tão delicada quanto a ocorrida ontem.
Vai para cima
Interventor nomeado, o general Braga Netto prepara uma estratégia digna de guerra para combater o tráfico na Vila Kennedy. Ficou irado com a ousadia de traficantes que recolocaram barricadas momentos após a retirada pelo Exército.
Agenda de campanha?
Pré-candidato à Presidência, Rodrigo Maia (DEM-RJ) estará hoje de manhã, em Petrópolis, com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (MDB-PA). A pauta oficial: evitar que desastres naturais ocorram na Região Serrana sempre que cair uma chuva mais forte.
O nome da Segurança
Convidado pelo vice-governador Francisco Dornelles (PP) para ingressar na política, o delegado da Polícia Federal Victor Poubel (PP) deverá ser anunciado como "o futuro secretário de Segurança" do candidato que a legenda apoiar ao governo o namoro com Eduardo Paes (MDB) segue quente.
Igualdade
A lei do piso regional, sancionada quinta pelo governador Luiz Fernando Pezão (MDB), obriga os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a comprovar a paridade salarial entre homens e mulheres.
Dinheiro da merenda
O Tribunal de Contas do Estado constatou irregularidade na compra da merenda escolar por parte da Prefeitura de Japeri. O prefeito Carlos Moraes (PP) foi multado em R$ 8.234.