Mudança no governo Pezão

Braço direito do governador será exonerado

Por Paulo Capelli

Rio - O Diário Oficial de hoje publica a exoneração do braço direito do governador Luiz Fernando Pezão (MDB): o secretário da Casa Civil, Christino Áureo (PP). Principal articulador político do Palácio Guanabara, pediu ontem para deixar o cargo e, assim, poder se candidatar a deputado federal. Até o fim do ano, cumprirá o mandato na Assembleia Legislativa.

No lugar de Christino, o procurador do estado Sérgio Pimentel assumirá a pasta. Com a alteração, a secretaria deixará de priorizar a influência política e focará em aspectos mais técnicos e jurídicos. À frente da Casa Civil, Christino foi um dos principais articuladores do governo na aprovação do pacote de austeridade na Alerj.

Acerto

Perguntado sobre o principal acerto do governo Pezão, Christino responde: "Constatar a importância da negociação em todos os níveis. O Palácio Guanabara se abriu com o governo federal de maneira direta. A assinatura do Plano de Recuperação Fiscal é só uma parte de um todo. Também destaco a negociação com os poderes do estado, o amadurecimento no relacionamento com a Alerj."

Erro

Sobre o maior erro do governo, opina: "Diria que não foi um erro no mérito, mas no timing. Os diagnósticos sempre são feitos com um certo delay (atraso). Muitas vezes, governantes não são alimentados com as informações devidas. Estamos corrigindo essa deficiência com a reestruturação dos sistemas de arrecadação e de monitoramento."

A reviravolta de Paes

O Informe perguntou a Cesar Maia (DEM) o que ele pensa sobre a agora provável ida de Eduardo Paes (MDB) para o DEM. O cacique, que já trocou farpas com Paes, respondeu: "No DEM, não há diferença entre opinião pessoal e a da executiva nacional. A decisão da executiva é a decisão de todos". Ressaltou que isso vale para qualquer assunto.

Nem ao Senado

Ontem, Maia enviou um comunicado à executiva do DEM: "Não serei candidato a nada em 2018."

Lembrando

Em entrevista à Coluna, em setembro, Maia rechaçou aliança com Paes. "Da minha parte, está descartada. Mas eu não sou o partido", frisou.

Serão duas vagas

O fato de Maia não concorrer abre espaço para o deputado federal Sérgio Zveiter (DEM-RJ), que quer disputar o Senado como um dos dois nomes apoiados pelo partido.

Cuida da minha pasta

Como o Informe antecipou, o vereador João Mendes de Jesus (PRB) assumirá a Secretaria Municipal Assistência Social. Apesar de ter estudado desmembrar a pasta para dividir o comando, Marcelo Crivella decidiu entregar tudo a Jesus, correligionário e bispo da Igreja Universal. A posse ocorrerá amanhã ou segunda.

Sangue quente

O presidente do PT carioca, Bob Calazans, e Marcelo Sereno, ex-assessor de José Dirceu, saíram no tapa em evento em apoio a Lula, como você leu aqui. Ambos procuraram a Coluna: "O desentendimento foi superado. Somos amigos. A luta em defesa do Lula nos une."

Vamos intervir?

Laranjeiras, onde fica o Palácio Guanabara (!), sofre com falta de policiamento. Moradores estão desesperados com a frequência dos assaltos nas ruas Soares Cabral, Moura Brasil, Álvaro Chaves e Benjamin Sodré.

Comentários