A chegada do outono marca a reabertura do Espaço Cultural BNDES ao público, com entrada franca em todas as atrações. A partir de amanhã, as atividades retornam ao espaço - localizado na Av. República do Chile 100, próximo ao metrô da Carioca - com exposição e show de Fernanda Abreu na quinta-feira. Serão cinco mostras de arte e 80 espetáculos musicais até dezembro.
A primeira exposição do ano, 'Luz com Trevas', contará com o trabalho do artista visual, poeta e músico Cabelo. As obras serão expostas na Galeria BNDES de segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 19h, até 11 de maio. As demais exposições estão sendo escolhidas através de editais públicos e avaliadas por um corpo de especialistas.
Já os shows acontecem nas 'Quartas Instrumentais' e nas 'Quintas no BNDES', com música erudita e MPB, respectivamente. Nesta quinta, às 19h, Fernanda Abreu abre os trabalhos com o show 'Amor Geral', espetáculo que gera reflexões sobre o amor, tolerância e respeito às liberdades individuais na atualidade. "O público pode esperar, além de uma banda muito suingada, um repertório repleto de músicas inéditas e grandes sucessos", diz a cantora.
Além dela, o Espaço BNDES receberá nomes como Moacyr Luz, João Bosco, Geraldo Azevedo, Virgínia Rodrigues e Monarco.
Todo ano, o local homenageia um gênero musical em suas atividades. Em 2018, a bossa nova completa 60 anos, e os organizadores reservaram o mês de agosto para reverenciar o movimento. Destaque para o show de Carlos Lyra, um dos grandes representantes do estilo, que se apresenta no dia 30. Ao lado do músico estarão nomes como Marco Pereira, Dóris Monteiro e Cláudia Telles.
"Em meio ao caos e violência que vivemos no Rio de Janeiro, a reabertura do Espaço Cultural BNDES é necessária, pois precisamos seguir expressando nossa arte e circulando nossa cultura", comemora Fernanda Abreu.
As pré-reservas para o show da cantora estão esgotadas, mas o público pode retirar, assim como em outros eventos, entradas uma hora antes do show, às 18h, obedecendo a ordem de chegada.