O ovo, o coelho e a P�scoa

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Coluna Vinho & Etc - Vitrine de P�scoa em Paris
Coluna Vinho & Etc - Vitrine de P�scoa em Paris -

Coelha p�e ovo? N�o, obviamente. Ent�o por que o ovo e o coelho se tornaram marcas da P�scoa? Pelo simbolismo que um e outro significam para as duas maiores religi�es do ocidente: o catolicismo e o juda�smo. Porque a vida est� ali representada pelo ovo, v�spera do nascimento, e pelo coelho, cuja capacidade de gerar ninhadas � associada � necessidade das religi�es de (re)produzir novos adeptos. Mas o consumo de ovo de chocolate na P�scoa s� se deu a partir de fins do s�culo 17, quando alguns doceiros franceses tiveram a brilhante ideia de fazerem ovos de chocolate em formatos de coelhos!

J� o formato em barra ou tablete surgiu na Inglaterra em 1847 e se expandiu mundo afora. S� em 2016 a produ��o mundial foi algo em torno de sete milh�es de toneladas de chocolate e a do Brasil, que � o terceiro maior produtor, em torno de 20 mil toneladas ano. A expectativa � um crescimento nacional de 10% nas vendas nesta P�scoa 2018.

Bom, mas a P�scoa sup�e reuni�o com a fam�lia, amigos e um bom vinho. Sucede que o chocolate n�o cai bem com vinho, por conta de sua do�ura extrema e da textura untuosa que domina as papilas e deixa o vinho em segundo lugar. O que fazer? Vinho doce. Os portugueses Moscatel ou Grandj�, os nacionais "suaves", inclusive ros�s, ou at� licores bem gelados, acompanhados de ch�s e sucos de frutas. Muita paz, muita luz e que Deus nos ajude: alelulia!

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