Didi Wagner dá dicas sobre a República Tcheca na nova temporada do 'Lugar Incomum'

Programa estreia amanhã no Multishow e fala dos desafios do idioma

Por Gabriel Sobreira

Didi Wagner visita a República Tcheca na nova temporada do 'Lugar Incomum', do Multishow
Didi Wagner visita a República Tcheca na nova temporada do 'Lugar Incomum', do Multishow -

Já pensou em visitar os lugares mais divertidos da República Tcheca e não precisar pagar nada por isso? Confira a partir de amanhã, às 18h, a estreia da nova temporada do 'Lugar Incomum', com Didi Wagner, no Multishow.

"A língua tcheca é muito complicada, tem fonemas dificílimos da gente produzir. Mas eu gosto muito de chegar no lugar e aprender algumas palavras básicas do idioma local para me sentir mais à vontade, como se fosse parte daquele país. A verdade é que acho que aprendi (as palavras), não sei se o pessoal da República Tcheca concordaria comigo (risos). Eu fiz o esforço de falar direitinho. Agora, se eu cheguei no resultado ideal? Essa é outra questão", confessa, aos risos, a apresentadora que, às 19h, do mesmo dia, comandará a edição do 'TVZ Ao Vivo'.

"Uma das palavras mais fáceis de falar em tcheco - e é muito usada lá, que é o país da cerveja - é 'Na zdraví'. É como se fosse o nosso 'saúde' na hora de um brinde", ensina Didi, que já tinha ido a Praga, capital da República Tcheca, em 2005, durante uma viagem pessoal.

DESTAQUES

Dentre as aventuras desta temporada estão os passeios pelas águas termais das fontes de Karlovy Vary, o SPA de cerveja em Pilsen, a caminhada a pé para uma torre de observação de 40 metros e um passeio na montanha com 'kolobezka', um tipo de patinete local, tudo localizado em Lipno, na região da Boêmia do Sul. A gastronomia também ganha espaço na rota. "O destaque, claro, vai para a cerveja. O licor Slivovic também merece a menção. Os pratos no geral são feitos com muita fritura, carne de boi ou porco. Gostei da tradicional sopa de alho", diz Didi.

PESQUISA

Para descobrir os pontos mais interessantes para o programa, Didi conta com o apoio da equipe de produção em conjunto com alguma pessoa local, que mora naquele país aonde vai visitar. "Foi assim com a República Tcheca. Contamos com a colaboração de uma produtora local, e também fizemos um extenso trabalho de pesquisa pela internet, conversando com pessoas que já visitaram o país para compor as nossas pautas de maneira que a gente mostre bem o que é o país, com algumas coisas que são tradicionais, mas também pontuando tudo com a marca registrada do 'Lugar Incomum', como histórias, personagens, comidas e situações inusitadas e curiosas", explica.

DICAS

E se alguém estiver com planos de visitar o país do Leste Europeu, Didi tem algumas dicas. "Não ficar focado somente em Praga. Lá é a capital e, de fato, uma cidade extremamente bonita, cheia de histórias, monumentos e muita coisa bacana para visitar. Mas a República Tcheca é repleta de cidades com ruínas medievais, cidades menores com grandes atrativos. Ceský Krumlov, que foi um dos lugares que mais gostei de conhecer, ou Pilsen, que é muito interessante também. E toda a região da Boêmia do Sul, e daí eu cito Karlovy Vary, por exemplo, entre outras cidades", afirma a loura.

E qual será o próximo destino do programa? "A gente ainda não tem nada definido. Claro que tenho as minhas predileções e vontades pessoais, mas ainda é surpresa. Vamos ver o que o ano de 2018 reserva para a gente desbravar pelo mundo", despista.

Galeria de Fotos

Didi Wagner visita a República Tcheca na nova temporada do 'Lugar Incomum', do Multishow Divulgação/Multishow
Didi Wagner visita o Castelo de Hluboká, localizado na cidade de Hluboká, na República Tcheca FOTOS Divulgação/Multishow
Didi Wagner visita a República Tcheca na nova temporada do 'Lugar Incomum', do Multishow Divulgação/Multishow

Comentários

Últimas de Diversão