Projetado para ser uma atração para toda a família, o GUT Festival traz ao Rio uma experiência gastronômica. A primeira edição do evento, que acontecerá no pavilhão 5 do Riocentro, reunirá 150 expositores e atrações para todas as idades. O festival acontecerá neste fim de semana e entre os dias 2 e 3 de junho. O espaço, que possui mais de 17 mil metros quadrados, será segmentado em diferentes áreas: cervejas, vinhos, carnes, praça de alimentação com food trucks, Food Fair com os expositores e até espaço para crianças. Devido a proposta diferenciada, o evento foi reconhecido como o primeiro do setor a ganhar em sua edição de lançamento o selo de qualidade do Ministério da Cultura e FGV, além de garantir um espaço no calendário 'Rio de Janeiro a janeiro', oficial da cidade.
Com a proposta de reunir degustação, conhecimento e experiência, sete museus foram projetados para oferecer sensações ao visitante. O museu das Sensações Cegas será promovido em parceria com a União dos Cegos do Brasil (UCB). As experiências do museu serão projetadas por deficientes visuais, incluindo a preparação da comida servida no local e os guias condutores da atração.
"O conhecimento amplifica a experiência. E, por isso, o GUT Festival oferecerá não só gastronomia, mas o saber do processo gastronômico. A história da gastronomia brasileira será contada desde a cultura indígena, passando por toda cultura brasileira", diz Gustavo Costanza, idealizador do evento e diretor de conteúdo.
O visitante poderá conhecer algumas curiosidades, como a maior churrasqueira do Rio, na área das carnes. Também foi projetado o Circuito Brasileiro de Gastronomia, com stands de outros estados. Os amantes de gastronomia poderão visitar o GUT Market, mercado com produtos nacionais e importados.
ANTEPASSADOS
Os visitantes poderão conhecer até mesmo paladares de outros séculos. Um acampamento Viking foi projetado para proporcionar interação com a cultura nórdica. Será possível experimentar o hidromel, bebida alcoólica fermentada com açucares predominantes do mel. Figurinos da época, utensílios, armas e escudos enriquecerão a visita ao acampamento.
O festival disponibilizará salas de reuniões para promover conexões e negócios. "O objetivo é ampliar as opções comerciais entre os participantes", explica Sandro Oliveira, diretor operacional e idealizador do festival.
As áreas de vinhos e cervejas serão temáticas. As crianças terão um espaço exclusivo, com mais de 2 mil metros quadrados, que contará com games, brinquedos infláveis e a Escola de Mini Chefs, onde os pequenos aprenderão receitas e conquistarão ao final um certificado em uma pequena formatura com a presença dos pais. As aulas serão fotografadas e a família receberá as fotos gratuitamente. A música também será parte importante do evento, com três palcos no entorno do pavilhão.