Amanhã acontece, de 10h às 18h, a segunda edição do projeto Avança Nega, na Casa do Nando (Largo de São Francisco da Prainha 9, Saúde). Organizado pela estudante Marcele Oliver, o encontro traz novidades. Além de sorteios de acessórios de afroempreendedores, o evento vai contar com roda de conversa sobre maternidade negra e terá oficina com as profissionais do Trança Terapia, um coletivo que enaltece a cultura, a beleza e a força da mulher negra através do cabelo.
"Vamos promover um encontro para falar de um assunto de extrema importância, a maternidade negra. O quanto as mães, que na sua maioria é mãe solo, enfrentam para criar seus filhos", comenta Marcele. "Queremos ouvir também as crianças, e oferecer a elas atividades educativas, ressaltando sempre a questão da representatividade".
E Marcele acrescenta: "Um outro momento especial será a oficina com a Trança Terapia, que vai a um encontro da mulher com ela mesma".
Gabriela Azevedo, fundadora do Trança Terapia, conta como será a participação no Avança Nega: "Vamos dar workshop de trança, mas precisamente de trança solta. Vamos falar de ancestralidade e afetividade através das tranças. A pegada da oficina será de box braids e apresentaremos inovações das técnicas do mercado".