Rio - A concessão de aposentadoria por idade e salário-maternidade pelo portal Meu INSS vai acelerar o atendimento não só para quem usa a internet, mas também para os segurados que são atendidos nos postos da Previdência. Isso acontecerá, segundo expectativa do INSS, porque à medida que os atendimentos forem feitos pela internet, mais servidores serão deslocados para análise de documentos nos postos. Caso os dados do trabalhador estejam atualizados na base de dados da Previdência, a concessão do benefício não passará de 30 minutos, de acordo com o INSS. A expectativa do órgão é de conceder automaticamente até 20% dos pedidos feitos por meios remotos, conforme José Francisco da Silva Neto, chefe da Divisão de Gestão e Implantação de Sistema da Diretoria de Atendimento do INSS.
A partir de segunda-feira esses serviços só poderão ser feitos pelo site inss.gov.br ou pela Central de Atendimento 135. Ou seja, o atendimento presencial para essas solicitações deixarão de existir.
Em ambos os casos, o segurado receberá um número de protocolo. Com isso, o instituto vai eliminar a etapa de agendamento e diminuir a espera por atendimento nas agências. "Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo 135 e, somente se necessário, será chamado para ir ao posto", informou o instituto.
Para ter acesso ao Meu INSS é preciso cadastrar login e senha. Ao entrar no portal, o sistema pede número de CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Algumas perguntas serão feitas para confirmar a identidade do usuário.
Em seguida será gerado um código de acesso provisório para que o trabalhador entre no site. Com esse código, o segurado deve escolher um nome de login e senha.
Ao acessar a página na internet, o segurado precisa procurar abaixo do ícone "Serviços", que fica do lado esquerdo da página, o Meu INSS. Ao clicar nesse item, abrirá uma nova aba onde os serviços oferecidos pela internet podem ser acessados. O primeiro deles é a "Aposentadoria por idade", seguido de "Salário-maternidade".