Rio - A empresa McDonald's, uma das principais empregadoras de jovens no país, está com 350 vagas abertas no Rio. Entre as oportunidades, estão postos para pessoas com deficiência e Jovem Aprendiz. A estimativa é que sejam gerados 15 mil novos postos de trabalho no Brasil em 2018 — mil oportunidades a mais em comparação ao ano passado.
Os próprios números da empresa comprovam a tendência em apostar em colaboradores jovens. Cerca de 90% do quadro de funcionários tem entre 16 e 25 anos. Metade desse número está na sua primeira experiência profissional. É o caso, por exemplo, da gerente Amanda Guimarães. Ela tinha apenas 16 anos quando encontrou no restaurante a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. Após entrevista, a funcionária conseguiu a vaga. E, em 2012, iniciou sua primeira experiência profissional como atendente.
Aos 21 anos, ela assumiu a gerência de uma unidade da rede de restaurantes. "Comecei muito nova na empresa. Mas a equipe me recebeu muito bem. Não importava a idade que eu tinha, mas sim o trabalho que estava prestando. Minha história na empresa é ótima", relembra.
A trajetória profissional de Amanda comprova isso. Apenas dois meses após ter sido efetivada, ela foi promovida de cargo. Já trabalhou como assistente administrativa, gerente de plantão e gerente assistente. Hoje, atua na gerência da unidade de Rio das Ostras. "Há bastante treinamento e pessoas que ajudam durante todo o processo", conta a funcionária que está cursando faculdade de Recursos Humanos.
INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO
O crescimento de jovens na empresa não ocorre por acaso. Anualmente, o McDonald's investe cerca de R$ 40 milhões em treinamento e capacitação de pessoal. Reconhecida como porta de entrada para o primeiro emprego, a empresa conta com plano de carreira e oferece assistência médica e odontológica, alimentação, vale-transporte e remuneração compatível com o mercado.
David Grinberg, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald's, reforça a filosofia da empresa, voltada à formação de profissionais. "O McDonald's está e sempre estará de portas abertas para o jovem. Esteja ele em busca de seu primeiro emprego ou não. Tenha ele experiência no setor ou não. Estamos dispostos a investir para desenvolvê-los e prepará-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho", explica.