Curso da Piraquê abre caminho para contratação na empresa

Capacitação terá bolsa estudantil para jovens de baixa renda. Alunos serão avaliados para admissão

Por Bernardo Costa

Piraquê fecha parceria com Ciee para qualificar jovens carentes para o cargo de Auxiliar de Produção -

A vaga como degustadora na Piraquê tem contribuído para o crescimento profissional de Vitória Régia, de 18 anos. Além das habilidades que vem desenvolvendo, a oportunidade na empresa garantiu seu retorno aos estudos, pois ela havia interrompido o Ensino Médio para trabalhar. "Minha carga horária agora é reduzida para que eu possa terminar a escola", diz Vitória. A adolescente integra um grupo de 114 jovens entre 18 e 21 anos que fazem parte do quadro de funcionários da empresa. A previsão é de mais contratações no segundo semestre. Uma das portas de entrada será por meio do curso de Auxiliar de Produção, que está com inscrições abertas até o dia 22 de junho. (informações no quadro ao lado).

Na primeira turma do curso, que foi desenvolvido em conjunto com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), a Piraquê oferece 20 vagas para jovens com baixa renda familiar. Os selecionados receberão bolsa estudantil de R$ 569, vale-transporte, seguro de vida e alimentação na empresa.

Ao longo do treinamento, que envolve aulas práticas e teóricas, os jovens serão avaliados. Segundo Alessandro Franca, gerente de Recursos Humanos da Piraquê, os que apresentarem melhor desempenho serão contratados para o cargo de Auxiliar de Produção. "A primeira será uma avaliação de adaptação. Após 60 dias, tem início a análise de desempenho de cada jovem. Além disso, os participantes terão acompanhamento pedagógico no Ciee e na Piraquê", explica Alessandro Franca.

 

 

A grade curricular do curso foi desenvolvida a partir da experiência dos funcionários da Piraquê na fábricas da empresa, que ficam em Madureira, na Zona Norte do Rio, e em Queimados, na Baixada Fluminense.

De acordo com Alexandre Colombo, diretor de marketing da Piraquê, o curso pode ser a chance de primeiro emprego para jovens que tentam entrar no mercado de trabalho. "Com essa especialização, apostamos que os jovens poderão conquistar diversas oportunidades no mercado, pois acreditamos que o primeiro emprego é a base para consolidação de qualquer carreira", diz Alexandre Colombo.

Vitória Régia, citada no começo da reportagem, atua nos supermercados oferecendo produtos da marca a potenciais clientes. Ela quer seguir carreira na área de Administração ou Recursos Humanos e pretende crescer na empresa. "Criei um vínculo forte com a Piraquê. E sinto que posso avançar", diz.

inscrições

PRÉ-REQUISITOS

Para concorrer às vagas do curso de Auxiliar de Produção, os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail jovemaprendizindustria@gmail.com. Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter idade entre 18 e 21 anos são pré-requisitos.

GRADE CURRICULAR

As aulas teóricas terão noções de informática, ética, história da industrialização no Brasil e no mundo, entre outras disciplinas. Já na parte prática, os alunos vão aprender as atribuições do cargo, que engloba a preparação de materiais para a linha de produção, separar itens para reaproveitamento, executar a montagem do pallet e cuidar da organização do setor.

OUTRAS DISCIPLINAS

O curso também conta com matérias como Trabalho e Cidadania, Segurança no Trabalho, Uso Racional da Água, Português, Matemática, Direitos do Trabalhador, Formas Alternativas de Geração de Trabalho e Renda na Juventude.

Galeria de Fotos

Piraquê fecha parceria com Ciee para qualificar jovens carentes para o cargo de Auxiliar de Produção Divulgação/Renan Bacellar
Piraquê fecha parceria com Ciee para qualificar jovens carentes para o cargo de Auxiliar de Produção Divulgação/Renan Bacellar
Vitória Régia, de 18 anos, foi contratada pela Piraquê por meio do programa Jovem Aprendiz Giulia Maria/Divulgação

Comentários

Últimas de Empregos e Negócios