África do Sul - O sul-africano Luyanda Ntshangase, internado há mais de dois meses em coma induzido, faleceu nesta última sexta-feira. O jogador do Maritzburg United havia sido atingido por um raio no dia 1º de março, durante um amistoso de sua equipe, da Primeira Divisão do futebol da África do Sul.
"Estamos extremamente tristes por perder Luyanda, um jovem jogador com enorme potencial. Em nome do Maritzburg, gostaríamos de estender nossas condolências à família Ntshangase nesse momento de luto. Nossos pensamentos e orações estão com vocês", disse o presidente do clube, Farook Kadodia, sobre a morte do atleta.
"Maritzburg United pode confirmar a triste notícia do falecimento de uma das nossas jovens estrelas em ascensão, Luyanda Ntshangase, após uma longa luta depois de ser atingido por raio no dia 1 de março de 2018. O clube foi informado da notícia pela família do jogador às 14h. O presidente do clube, Farook Kadodia, ficou arrasado com a morte prematura de Ntshangase, de 21 anos, que parecia preparado para uma carreira de sucesso no futebol, mas que acabou sendo tragicamente interrompida", lamentou o clube.
Na reta final do Campeonato Sul-Africano de futebol, o Maritzburg United ocupa o quarto lugar na tabela. O campeão será decidido dia 19 de maio, no jogo contra o Free State Stars. Com a morte de Luyanda, o clube acaba de perder seu terceiro jogador em três anos. Mondli Cele (27) faleceu em janeiro de 2016 e Mlondi Dlamini (20) em outubro de 2017, ambos vítimas de acidente de trânsito. Nascido em 25 de janeiro de 1997, Luyanda Ntshangase foi revelado pelo KZN Academy e, em julho de 2016, chegou ao Maritzburg United.