Decisões no caminho do Flamengo e de Barbieri

Interino, técnico terá duas provas de fogo: Ponte Preta, nesta quinta, pela Copa do Brasil, e Emelec, quarta-feira, pela Libertadores

Por HUGO PERRUSO

Torcedores do Flamengo fazem fila por ingresso para o jogo de hoje
Torcedores do Flamengo fazem fila por ingresso para o jogo de hoje -

Rio - Com apenas três meses de clube, Mauricio Barbieri recebeu a missão mais difícil de sua recente carreira como treinador e até o momento tem conseguido dar conta. Ao assumir o comando do Flamengo, o interino passou pelos primeiros testes, com direito a muita pressão, e nesta quinta, diante da Ponte Preta, às 19h30 no Maracanã, pode superar a primeira barreira para que seja efetivado.

Líder do Brasileiro, Barbieri terá uma semana decisiva em outras duas competições. No mata-mata da Copa do Brasil, basta um empate para o Flamengo se classificar hoje, às 19h30, no Maracanã, já que venceu a Ponte Preta fora de casa por 1 a 0. Derrota por um gol de diferença levará a disputa para os pênaltis. E na semana que vem, o Rubro-Negro pode garantir a classificação para a próxima fase da Libertadores, se vencer o Emelec, também no Maraca.

Se alcançar os objetivos, Barbieri, que está no comando do time há somente um mês, terá ainda mais confiança da diretoria, que apostou nele por causa das poucas opções no mercado. Invicto no comando do Flamengo, com cinco vitórias e três empates, o técnico interino terá tranquilidade para conseguir a efetivação, assim como aconteceu com Zé Ricardo.

Exemplo usado pela diretoria para apostar em Barbieri, o atual treinador do Vasco foi confirmado como comandante do Flamengo após 11 partidas e um desempenho inferior. Enquanto o atual interino rubro-negro conta com aproveitamento de 75%, Zé Ricardo tinha apenas 57,5% quando foi efetivado em 2016 (seis vitórias, um empate e quatro derrotas).

Também pesa a favor de Barbieri o apoio de todo o elenco, que pediu sua permanência no comando após a demissão de Paulo César Carpegiani. Visto como estudioso e com bom no trabalho tático, o interino do Flamengo está com moral com os jogadores.

"Para nós, o Barbieri é efetivo. Compramos a ideia dele, que nos deixa super à vontade para que nos posicionemos. Fico feliz por ele. As coisas estão caminhando bem e o Flamengo só tem a ganhar com isso", afirmou Lucas Paquetá, que tem abertura para conversar sobre seu posicionamento nos jogos: "Fico mais à vontade de meio-campo. Deixei claro para o Barbieri, mas estou aqui para ajudar."

GUERRERO TEM CHANCE DE SER TITULAR

Os rubro-negros vivem a expectativa de poder ver Guerrero como titular pela primeira vez desde seu retorno após a punição por doping. Existe a chance de o atacante entrar no lugar de Henrique Dourado. Já Diego, mesmo recuperado de lesão muscular, está fora do jogo. Quem retorna é Juan.

Outra certeza é de grande público pela segunda vez seguida. Após os mais de 61 mil contra o Inter, pelo Brasileiro, os rubro-negros fizeram fila ontem no Maracanã e em outros postos de venda e mais de 48 mil já garantiram presença no duelo de hoje. Restam ingressos para os setores Leste Superior, Oeste Inferior e Maracanã Mais.

Galeria de Fotos

Torcedores do Flamengo fazem fila por ingresso para o jogo de hoje Daniel Castelo Branco
Torcedores do Flamengo compram ingressos nas bilheterias do Maracanã para o jogo com a Ponte Preta de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco
Mauricio Barbieri no treino do Flamengo Gilvan de Souza/Flamengo
Barbieri conversa com jogadores: apoio do elenco Gilvan de Souza/Flamengo

Comentários