Rio - O técnico Alberto Valentim ganhou o alívio com a liberação de Gatito Fernández e Brenner para o jogo contra o Sport, segunda-feira, às 20h, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Brasileiro. Outra boa notícia diz respeito a dois atletas que estavam fora do time: o atacante Luiz Fernando e o meia Renatinho têm boas chances de participar da partida.
No entanto, o dia também foi de problemas: o atacante Leandro Carvalho, titular nos dois últimos jogos, terá que passar por cirurgia no joelho direito e ficará pelo menos um mês fora. E o volante Matheus Fernandes, com uma torção no tornozelo direito, não treinou e vai depender da avaliação de hoje do departamento médico para saber se terá condições de jogo. O lateral-esquerdo Moisés e o volante Marcelo já estão vetados.
Em entrevista coletiva, Alberto Valentim não quis antecipar a escalação para segunda-feira, mas se disse feliz pelo fato de o time estar conseguindo uma identidade: "Estamos criando um padrão de jogo. O título carioca fortalece, ajuda, mas vejo que há uma margem grande para evolução, e é nisso que estamos trabalhando."
Ele prevê muita dificuldade para sair com os três pontos: "Precisamos chegar muito preparados e fortes, vai ser um jogo muito duro. Temos que estar concentrados." Valentim também admitiu esperar que o técnico Nelsinho Baptista faça mudanças no time, que não passa atravessa um bom momento na estreia, foi derrotado por 3 a 0 pelo América-MG.
O esquema com três volantes tem chances de ser mantido pelo Alvinegro. "É um encaixe que eu gosto", reconheceu Valentim, ressaltando que ganha opções ofensivas e defensivas. Se não puder contar com Matheus Fernandes, há boas chances de que o volante Jean, recentemente contratado ao Corinthians, faça a estreia.