Rio - A torcida alvinegra não esconde a ansiedade para ver o o uruguaio Rodrigo Aguirre vestir pela primeira vez a camisa da Estrela Solitária. O atacante, de 23 anos, contratado em março, está recuperado de cirurgia no joelho direito e só não foi a campo na vitória de sábado sobre o Grêmio, por 2 a 1, porque o técnico Alberto Valentim ainda espera que se adapte ao estilo de jogo da equipe. A esperança é que Aguirre estreie contra o Cruzeiro, domingo, no Mineirão.
Preparador físico do Botafogo, Felippe Capella ainda é cauteloso sobre a data de estreia. "Foi feito um planejamento detalhado com a fisiologia, nutrição, preparação física, departamento médico. Conseguimos elevar a força física, a massa magra do Aguirre. É um atleta que está em torno de cinco meses sem atividades com o grupo e sem jogar, voltou semana passada. É um período curto. Esta semana ele continua treinando e é questão de tempo (para jogar). Precisar um jogo ainda não consigo, vai do dia a dia. É momento de ter um pouquinho de calma, ele vai ajudar muito a gente", disse Capella à Rádio Globo.
Por enquanto, Aguirre está à disposição para disputar apenas o Brasileiro. Como foi expulso por entrada violenta no atacante Guilherme justamente contra o Botafogo, na Libertadores do ano passado, quando estava no Nacional do Uruguai, ele cumpre três jogos de suspensão na Sul-Americana. Já ficou fora de um, na ida contra o Audax Italiano vitória alvinegra por 2 a 1, no Chile e cumprirá outro, dia 9, no Nilton Santos. Nesta competição, o atacante só poderá jogar a partida de volta da segunda fase, se o Botafogo estiver lá.
O empréstimo do garoto Lucas Campos ao Macaé para a disputa da Série D do Brasileiro não foi concretizado. O atacante, de 20 anos, volta ao Botafogo e aguarda agora uma chance de Alberto Valentim.