Com a missão de buscar o bicampeonato carioca, o Botafogo foi derrotado logo em sua estreia no Estadual, por 3 a 1, para a Cabofriense, ontem, no Moacyrzão, em Macaé, no Norte-Fluminense. Luiz Fernando abriu o placar para o Alvinegro, mas Rafael Gladiador, Anderson Rosa e Rincon viraram a partida. Na quarta-feira, o Botafogo volta a jogar contra o Bangu, no Engenhão, enquanto a Cabofriense terá pela frente o Boavista, em Bacaxá.
O Botafogo entrou no Carioca com um elenco enxuto e, para a estreia, o técnico Zé Ricardo teve os desfalques do meia chileno Leo Valencia, que levou uma pancada na panturrilha esquerda no treino de terça-feira, do zagueiro argentino Joel Carli, com fadiga muscular, e do atacante Rodrigo Pimpão, com virose.
A primeira boa oportunidade do Alvinegro veio aos 18 minutos, quando Leandro Carvalho arriscou de longe, passando rente à trave do goleiro George.
O gol alvinegro saiu aos 31 minutos: após cobrança de escanteio de João Paulo, o goleiro George tirou, mas Luiz Fernando chutou de primeira de fora da área para abrir o placar no Moacyrzão.
A Cabofriense pressionou e deu trabalho a Gatito Fernández. O goleiro alvinegro fez duas grandes defesas, em chutes de Kaká Mendes e Anderson.
O gol de empate veio já nos acréscimos, aos 46, com Rafael Gladiador, de cabeça. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
Na volta do intervalo, o Botafogo acertou uma bola na trave numa cabeçada de Helerson, após cobrança de escanteio. Na sequência, Watson ainda tirou quase em cima da linha.
Aos 25, Zé Ricardo promoveu duas estreias. Gustavo Ferrareis e Alex Santana substituíram Leandro Carvalho e Alan Santos, respectivamente. Mas a Cabofriense virou aos 29: Valderrama cruzou e Anderson Rosa marcou.
Zé ainda fez a última alteração, colocando Aguirre no lugar de João Paulo. E o empate por pouco não saiu: Alex Santana acertou uma bola no travessão já no fim da partida. Mas, nos acréscimos, Rincon fez o terceiro da Cabofriense.