Mais Lidas

Só ele ficou! Com aposentadoria de De Rossi, Buffon é o único italiano campeão do mundo de 2006 na ativa

Aos 41 anos, o goleiro foi muito importante para a conquista da competição disputada na Alemanha

Buffon
Buffon -
Já se passaram 16 anos desde que a Itália conquistou o planeta pela quarta vez em sua história. Em 2006, os europeus voltaram a vencer uma Copa do Mundo após 24 anos de jejum. A competição foi disputada na Alemanha, e marcou também a última vez em que os italianos alcançaram o posto máximo do futebol. Desde então, os nomes que marcaram o triunfo sobre a França, nos pênaltis, e levantaram a taça mais cobiçada do esporte foram pouco a pouco se aposentando, e em 2020, apenas um jogador ainda segue em atividade: Gianluigi Buffon.
Responsável direto pela vitória do Mundial - recebeu o troféu "Yashin", destinado ao melhor guarda-redes do torneio -  e um dos maiores goleiros da história, o camisa 1 se tornou o único remanescente daquele elenco vencedor na última segunda-feira, quando Daniele De Rossi anunciou sua aposentadoria, aos 36 anos. O volante, ídolo da Roma, tinha se transferido em julho de 2019 para o Boca Juniors, da Argentina, mas afirmou que a saudade da família guiou sua decisão de pendurar as chuteiras. 
Aos 41 anos e com cinco Copas do Mundo no currículo, Buffon retornou para Juventus nesta temporada após curta passagem pelo Paris Saint-Germain. No clube de Turim, onde é idolatrado, o jogador coleciona títulos e partidas marcantes. Até o momento, o atleta já disputou mais de 600 jogos pelo time com 19 conquistas.
Veja a lista dos convocados por Lippi para Copa da Alemanha em 2006: 
Goleiros: Gianluigi Buffon, Angelo Peruzzi e
Marco Amelia 

- Defensores: Gianluca Zambrotta e Fabio Cannavaro ,
Alessandro Nesta, Fabio Grosso, Andrea Barzagli e Cristian
Zaccardo; Marco Materazzi; Massimo Oddo

- Meias: Mauro Germán Camoranesi; Ivan Gennaro Gattuso
e Andrea Pirlo; Simone Barone ; Daniele De Rossi e
Simone Perrotta 

- Atacantes: Francesco Totti; Luca Toni;
Alberto Gilardino e Filippo Inzaghi; Alessandro del Piero; Vincenzo Iaquinta
 
Seleção italiana campeã do mundo em 2006 Reprodução/Twitter
Buffon Reprodução/Twitter