A Fifa definiu o novo formato da Copa do Mundo a partir de 2026. A próxima edição será a primeira da história da competição com 48 seleções. A entidade máxima decidiu que o torneio terá 12 grupos com quatro integrantes cada, além do total de 104 partidas.
No novo formato, os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros avançam para a eliminatória. Os 32 classificados se enfrentam no mata-mata até a final. Desta forma, as seleções que chegarem até a decisão disputarão oito jogos - um a mais que o formato atual.
A Fifa estava na dúvida entre manter um formato semelhante ao atual com grupos de quatro seleções ou mudar para 16 chaves com três equipes cada. Entretanto, a entidade notou problemas no formato com menos times, como estimular um jogo defensivo.
Por fim, a entidade máxima do futebol decidiu que o período de preparação para o Mundial será maior do que em 2022. Somados o tempo de preparação, a Copa do Mundo e o descanso até o reinicio, será um período de 56 dias, semelhante aos Mundiais de 2010, 2014 e 2018.